Comunidades de aprendizagem na web: uma experiência com alunos do ensino superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMiranda, Luísa-
Autor(es): dc.creatorMorais, Carlos-
Autor(es): dc.creatorDias, Paulo-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Conceição-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:51:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:51:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2002-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16281-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16281-
Descrição: dc.descriptionEncontro realizado em Vigo, de 20-22 de novembro de 2002.-
Descrição: dc.descriptionNesta comunicação apresentamos uma reflexão sobre a utilização de ambientes de aprendizagem baseados na Web, no sentido de os considerar como plataformas de apoio à criação de comunidades de aprendizagem, nas quais o conhecimento possa ser construído a partir da experiência e da partilha entre os vários intervenientes e, de modo particular, entre os alunos e entre estes e os professores. Vamos considerar um ambiente particular, designado por alfamat, que consiste de um site que disponibiliza fóruns de discussão e chat, o qual serve como estrutura de apoio ao ensino e aprendizagem de uma comunidade de alunos do ensino superior do Instituto Politécnico de Bragança. Esta comunidade alfamat engloba várias comunidades constituídas por alunos que frequentam determinadas disciplinas e pelos respectivos professores. Em cada uma destas comunidades discutem-se e partilham-se assuntos de interesse comum no âmbito de cada disciplina particular, podendo ainda os seus elementos, interagir e colaborar com os elementos de outras comunidades. No sentido de compreender qual o papel que têm, ou podem vir a ter, estes ambientes de aprendizagem, questionou-se uma amostra de alunos do ensino superior acerca de alguns dos aspectos que se consideram essenciais para que os ambientes online possam ser facilitadores nos processos de construção e partilha de conhecimento entre os seus intervenientes. Desses aspectos destacam-se, entre outros, a facilidade de utilização da comunidade alfamat, a metodologia de ensino e aprendizagem utilizada, a importância da comunidade alfamat na construção do conhecimento dos alunos e a interacção desenvolvida na comunidade.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Vigo-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes de aprendizagem na Web-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades de aprendizagem na Web-
Palavras-chave: dc.subjectFóruns de discussão-
Palavras-chave: dc.subjectChat-
Título: dc.titleComunidades de aprendizagem na web: uma experiência com alunos do ensino superior-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.