Colaboração em ambientes online na resolução de tarefas de aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMiranda, Luísa-
Autor(es): dc.creatorMorais, Carlos-
Autor(es): dc.creatorDias, Paulo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:22:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:22:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16268-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16268-
Descrição: dc.descriptionAcats da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, realizada em Braga, de 17-18 de maio de 2007.-
Descrição: dc.descriptionNuma sociedade em permanente mudança, com transformações profundas quer nas concepções de aprendizagem e construção das representações de conhecimento, quer na sua aplicação em situações reais e profissionais, surge uma enorme necessidade de aprofundar a compreensão dos processos de aprendizagem colaborativa a partir dos ambientes online, os quais pelas suas potencialidades são meios poderosos para o desenvolvimento da flexibilização das representações e da sua adequação aos contextos de prática. O sucesso da actividade colaborativa online depende de vários aspectos de entre os quais se referem a sua planificação e o acompanhamento das aprendizagens, tendo como referência a necessidade de se criar um sentimento de comunidade e de ligação entre os alunos, e entre estes e os professores, procurando o envolvimento dos principais actores no processo de ensino e aprendizagem na definição e consecução conjunta dos objectivos de aprendizagem. A colaboração e os seus modos de desenvolvimento nas comunidades de aprendizagem constituem um dos aspectos centrais do estudo referido e apresentam-se como um meio fundamental para a aprendizagem dos alunos, pois assim podem compreender questões, desenvolver argumentos e partilhar significados e conclusões (Bender, 2003). Admitindo a importância dos ambientes online, nesta reflexão, para além da abordagem dos temas ambientes de aprendizagem online e colaboração online, também apresentaremos resultados acerca das percepções de alunos do ensino superior, quando expostos ao desenvolvimento de actividades de aprendizagem em ambientes online, a partir de uma investigação realizada, no âmbito de uma tese de doutoramento, na Universidade do Minho.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência-
Palavras-chave: dc.subjectColaboração-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes online-
Título: dc.titleColaboração em ambientes online na resolução de tarefas de aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.