A critical research synthesis on universal design for learning in second language learning and teaching

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSharafutdinova, Elena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:17:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:17:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16259-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16259-
Descrição: dc.descriptionUniversal Design for Learning (UDL) aims to develop learning environments that are accessible to learners and accommodate diverse needs. Since the foundational work by Rose and Meyer in 2002, the literature on UDL has frequently emphasized its crucial role in creating instructional strategies that benefit not only students with recognized disabilities but also students of all kinds. UDL learning can offer learners —with or without disabilities—a variety of ways to learn and, consequently, a curriculum that is more accessible to all of them. However, the literature lacks systematic research syntheses focusing on UDL and second/foreign/additional language (L2) teaching and learning. To address this gap, this article employs a critical research synthesis approach—a qualitative alternative to meta-analysis—to integrate findings from ten studies on UDL in L2 classrooms and assess the existing literature's substantive and methodological characteristics-
Descrição: dc.descriptionO Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) tem por objetivo desenvolver ambientes de aprendizagem acessíveis aos alunos e que respondam a necessidades diversas. Desde o trabalho fundamental de Rose e Meyer, em 2002, a literatura sobre o DUA tem realçado frequentemente o seu papel crucial na criação de estratégias de ensino que beneficiam não só os alunos com deficiências reconhecidas, mas também os alunos de todos os tipos. O DUA pode oferecer aos alunos - com ou sem deficiência - uma variedade de formas de aprendizagem e, consequentemente, um currículo mais acessível a todos eles. No entanto, a literatura carece de sínteses sistemáticas de investigação centradas no UDL e no ensino e aprendizagem de línguas segundas/estrangeiras (L2). Para colmatar esta lacuna, este artigo utiliza uma abordagem de síntese crítica da investigação - uma alternativa qualitativa à meta-análise - para integrar os resultados de dez estudos sobre o DUA em salas de aula de L2 e avaliar as características substantivas e metodológicas da literatura existente.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta. LE@D-
Relação: dc.relationhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/34787-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectUniversal design for learning-
Palavras-chave: dc.subjectUDL-
Palavras-chave: dc.subjectSecond/foreign/additional language-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage learning/teaching-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho universal para a aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectDUA-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua segunda/estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem/ensino de línguas-
Título: dc.titleA critical research synthesis on universal design for learning in second language learning and teaching-
Título: dc.titleUma síntese crítica da investigação sobre o desenho universal para a aprendizagem de uma segunda língua-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.