
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Sharafutdinova, Elena | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16259 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16259 | - |
| Descrição: dc.description | Universal Design for Learning (UDL) aims to develop learning environments that are accessible to learners and accommodate diverse needs. Since the foundational work by Rose and Meyer in 2002, the literature on UDL has frequently emphasized its crucial role in creating instructional strategies that benefit not only students with recognized disabilities but also students of all kinds. UDL learning can offer learners —with or without disabilities—a variety of ways to learn and, consequently, a curriculum that is more accessible to all of them. However, the literature lacks systematic research syntheses focusing on UDL and second/foreign/additional language (L2) teaching and learning. To address this gap, this article employs a critical research synthesis approach—a qualitative alternative to meta-analysis—to integrate findings from ten studies on UDL in L2 classrooms and assess the existing literature's substantive and methodological characteristics | - |
| Descrição: dc.description | O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) tem por objetivo desenvolver ambientes de aprendizagem acessíveis aos alunos e que respondam a necessidades diversas. Desde o trabalho fundamental de Rose e Meyer, em 2002, a literatura sobre o DUA tem realçado frequentemente o seu papel crucial na criação de estratégias de ensino que beneficiam não só os alunos com deficiências reconhecidas, mas também os alunos de todos os tipos. O DUA pode oferecer aos alunos - com ou sem deficiência - uma variedade de formas de aprendizagem e, consequentemente, um currículo mais acessível a todos eles. No entanto, a literatura carece de sínteses sistemáticas de investigação centradas no UDL e no ensino e aprendizagem de línguas segundas/estrangeiras (L2). Para colmatar esta lacuna, este artigo utiliza uma abordagem de síntese crítica da investigação - uma alternativa qualitativa à meta-análise - para integrar os resultados de dez estudos sobre o DUA em salas de aula de L2 e avaliar as características substantivas e metodológicas da literatura existente. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
| Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/34787 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universal design for learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | UDL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Second/foreign/additional language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Language learning/teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho universal para a aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | DUA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua segunda/estrangeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem/ensino de línguas | - |
| Título: dc.title | A critical research synthesis on universal design for learning in second language learning and teaching | - |
| Título: dc.title | Uma síntese crítica da investigação sobre o desenho universal para a aprendizagem de uma segunda língua | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: