Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Braz, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Chenoll, Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:53:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:53:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16258 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16258 | - |
Descrição: dc.description | No contexto atual da educação online e da rápida popularização da Inteligência Artificial (IA), a fiabilidade da avaliação formal tornou-se um desafio crucial. Este trabalho tem como objetivo analisar o panorama da avaliação num ambiente de aprendizagem online e examinar os desafios que surgem na era da IA com modelos de avaliação aplicados nas disciplinas de línguas estrangeiras. A principal finalidade é demonstrar como as tecnologias emergentes podem melhorar e transformar os métodos tradicionais de avaliação, ao mesmo tempo que abordam as preocupações éticas e de privacidade associadas ao uso da IA. Em primeiro lugar, discutem-se as oportunidades oferecidas pela avaliação online. Serão igualmente abordados os desafios respeitantes à autenticidade e integridade das avaliações online, bem como à equidade e acessibilidade. Em segundo lugar, analisa-se o papel da IA no processo de avaliação, nomeadamente no ensino de línguas. São também destacadas as preocupações éticas e possíveis usos indevidos da IA por parte dos estudantes na avaliação, bem como a importância da supervisão humana e da transparência nesses processos. Em suma, o presente trabalho visa questionar a avaliação num contexto completamente online, levando em consideração a influência da IA, tanto no processo de aprendizagem, quanto no processo complementar de avaliação. | - |
Descrição: dc.description | In the current context of online education and the rapid popularization of Artificial Intelligence (AI), the reliability of formal assessment has become a crucial challenge. This paper aims to analyze the landscape of assessment in an online learning environment and examine the challenges that arise in the era of AI with assessment models applied in foreign language disciplines. The main purpose is to demonstrate how emerging technologies can improve and transform traditional methods of assessment while addressing ethical and privacy concerns associated with the use of AI. First, the opportunities offered by online assessment are discussed. Challenges related to the authenticity and integrity of online assessments, as well as equity and accessibility, will also be addressed. Secondly, the role of AI in the assessment process, specifically in language teaching, is analyzed. Ethical concerns and potential misuses of AI by students in assessmentare also highlighted, as well as the importance of human oversight and transparency in these processes. In summary, thepresent work aims to question assessment in a completely online context, taking into account the influence of AI, both in the learning process and in the complementary process of assessment. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/35167 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial generativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem de línguas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Generative artificial intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language teaching and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessment | - |
Título: dc.title | O processo de avaliação num contexto online na era da inteligência artificial: um duplo desafio | - |
Título: dc.title | The evaluation process in an online context in the age of artificial intelligence: a double challenge | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: