
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Andrejczuk, Paweł | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:08:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:08:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16257 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16257 | - |
| Descrição: dc.description | Recent unprecedented global events, including emergency remote teaching, have led to an exponential growth of interest in telecollaboration among practitioners and researchers, evidenced, among others, by the growing number of publications devoted to this topic. Attention has been drawn to the number of promises associated with telecollaboration projects, in particular the cultural and linguistic ones. However, such complex and dynamic exchanges also have several limitations. Consequently, a significant number of parties might struggle to make sense of the vast body of knowledge available on the topic and might encounter difficulty in implementing such projects. To address this issue, this study adopts a meta-analytical approach and provides a synthesis of the recently published research on telecollaboration. The reviewed sample comprises 28 journal articles devoted to English as a lingua franca telecollaboration projects, published between 2016 and 2021. The results of these articles are presented in a consolidated and easily understandable manner that permits all interested parties to efficiently examine the newest findings of the literature and apply them accordingly in real-life conditions. This, in turn, facilitates the implementation of good practices and the organization of future telecollaboration exchanges. | - |
| Descrição: dc.description | Os recentes acontecimentos globais sem precedentes, incluindo o ensino remoto de emergência, levaram a um crescimento exponencial do interesse pela telecolaboração entre profissionais e investigadores, evidenciado, entre outros, pelo número crescente de publicações dedicadas a este tópico. Tem-se chamado a atenção para o número de promessas associadas aos projetos de telecolaboração, em particular as culturais e linguísticas. No entanto, estes intercâmbios complexos e dinâmicos têm também várias limitações. Consequentemente, um número significativo de partes pode ter dificuldade em compreender o vasto conjunto de conhecimentos disponíveis sobre o tema e encontrar dificuldades na implementação de tais projectos. Para abordar esta questão, este estudo adota uma abordagem meta-analítica e apresenta uma síntese da investigação recentemente publicada sobre telecolaboração. A amostra analisada inclui 28 artigos de periódicos dedicados a projetos de telecolaboração em inglês como língua franca, publicados entre 2016 e 2021. Os resultados desses artigos são apresentados de forma consolidada e facilmente compreensível, permitindo que todas as partes interessadas examinem de forma eficiente as mais recentes descobertas da literatura e as apliquem em condições reais. Isto, por sua vez, facilita a implementação de boas práticas e a organização de futuros intercâmbios de telecolaboração. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
| Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/34777 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Telecollaboration | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Virtual exchange | - |
| Palavras-chave: dc.subject | English as a lingua franca | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Meta-analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Foreign language teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Telecolaboração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intercâmbio virtual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inglês como língua franca | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Meta-análise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de línguas estrangeiras | - |
| Título: dc.title | Language earning through telecollaboration: a 21st-century approach | - |
| Título: dc.title | Aprendizagem de línguas através da telecolaboração: uma abordagem do século XXI | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: