Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Castelo, Adelina | - |
Autor(es): dc.creator | Xavier, Lola Geraldes | - |
Autor(es): dc.creator | Yun, Liu | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:50:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:50:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16256 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16256 | - |
Descrição: dc.description | Com o crescimento da acessibilidade aos textos literários em formato de audiolivro digital, torna-se necessário refletir sobre o papel destes na aprendizagem de uma língua estrangeira, em particular do Português. Existem já várias reflexões sobre as vantagens destes recursos e alguns estudos empíricos que comprovam os seus benefícios em situações concretas. Contudo, ainda são muito pouco conhecidas as práticas reais de uso dos audiolivros literários por parte dos aprendentes de línguas estrangeiras. Assim, este estudo, a partir de uma microrrealidade de ensinoaprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE), na China, visa contribuir (i) para o conhecimento do uso dos audiolivros literários como recurso de aprendizagem de PLE por parte dos aprendentes e (ii) para a reflexão sobre a sensibilização necessária de modo a que aprendentes e professores aproveitem melhor este recurso. Para isso, foi aplicado um questionário a 52 alunos chineses de PLE. Os principais resultados mostram como os formatos de leitura preferidos correspondem ao livro digital e ao livro impresso, havendo pouca experiência de recurso aos audiolivros digitais, apesar de os aprendentes terem consciência das vantagens destes instrumentos. As conclusões obtidas permitemnos refletir sobre as necessidades de sensibilização dos aprendentes para o recurso aos audiolivros digitais como meio de aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | With the growing accessibility of literary texts in digital audiobook format, it is necessary to reflect on their role in learning a foreign language, particularly Portuguese. There have already been several reflections on the advantages of these resources and some empirical studies that prove their benefits in concrete situations. However, there still needs to be more known about foreign language learners' actual use of literary audiobooks. So, this study, based on a micro-reality of teaching and learning Portuguese as a Foreign Language (PFL) in China, aims to contribute (i) to the knowledge about the use of literary audiobooks as a resource for learning a foreign language by learners and (ii) to a reflection on the sensitization needed so that learners and teachers make better use of this resource. To this end, a questionnaire was administered to 52 Chinese students of PFL. The main results show that the preferred reading formats are digital and printed books, with little experience using digital audiobooks. However, learners are aware of the advantages of these tools. The conclusions reached allow us to reflect on the need to sensitize learners to digital audiobooks as a means of learning. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/35145 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem de línguas estrangeiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audiolivros digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audioleitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendentes chineses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Foreign language learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital audiobooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audioreading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chinese learners | - |
Título: dc.title | Audiolivros literários como recurso de aprendizagem de PLE: estudo exploratório com aprendentes chineses | - |
Título: dc.title | Literary audiobook as a learning resource in PFL: a exploratory study with Chinese learners | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: