
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Inacio, Caique Tardin | - |
| Autor(es): dc.creator | Saldanha, Luís Cláudio Dallier | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16255 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16255 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho aborda o emprego de tecnologias digitais e inteligência artificial (IA) na análise de dados avaliativos de uma disciplina de Língua Portuguesa em Instituições de Ensino Superior no Brasil. Apoiando-se em um referencial teórico que discute a evolução das práticas avaliativas, desde métodos tradicionais até abordagens mais contemporâneas que utilizam recursos tecnológicos, o estudo destaca a transição para avaliações mais formativas e personalizadas. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem quanti-qualitativa, analisando dados de avaliações e simulados realizados entre 2019 e 2023, referente ao período pré e pós-pandêmico de Covid-19. Utiliza-se de plataformas como Databricks e Microsoft Power BI para processar e analisar os dados sobre engajamento e desempenho dos alunos. Os resultados preliminares sugerem a eficácia dos simulados na avaliação da aprendizagem e tendência positiva no desempenho médio dos alunos na disciplina de Língua Portuguesa no período examinado, embora revelem a necessidade de estratégias pedagógicas renovadas para incentivar a participação dos estudantes e adaptar as práticas avaliativas às novas realidades educacionais. | - |
| Descrição: dc.description | This paper addresses the application of digital technologies and artificial intelligence (AI) in the analysis of evaluative data for a Portuguese Language course at Higher Education Institutions in Brazil. It is supported by a theoretical framework that discusses the evolution of evaluative practices, from traditional methods to more contemporary approaches that utilize technological resources, highlighting the transition towards more formative and personalized assessments. Methodologically, the research adopts a mixed-methods approach, analyzing data from evaluations and mock exams conducted between 2019 and 2023, covering the pre-and post-COVID-19 pandemic period. Platforms such as Databricks and Microsoft Power BI are utilized to process and analyze data on student engagement and performance. The preliminary results suggest the effectiveness of mock exams in assessing learning and a positive trend in the average performance of students in the Portuguese Language course during the examined period, although they reveal the need for renewed pedagogical strategies to encourage student participation and adapt evaluative practices to new educational realities | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
| Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/35045 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning assessment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language | - |
| Título: dc.title | Tecnologias digitais e inteligência artificial na avaliação em disciplina de língua portuguesa | - |
| Título: dc.title | Digital technologies and Artificial Intelligence in the evaluation of Portuguese language courses | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: