
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Schlemmer, Eliane | - |
| Autor(es): dc.creator | Morgado, Leonel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:48:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:48:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16250 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16250 | - |
| Descrição: dc.description | O desenvolvimento tecnológico transforma a sociedade, alterando o viver e conviver humano. Na educação, a presença do digital foi impulsionada na pandemia da COVID-19, evidenciando barreiras à transformação. Uma delas refere-se à circunstância de as plataformas digitais atuais reproduzirem ou encorajarem processos pré-digitais de ensino e de aprendizagem. Para potenciar transformações na Educação, precisamos de tecnologias não reprodutoras dos processos atuais. Tecnologias que instiguem professores e estudantes, em vez de os condicionar. O desafio está na proposta de metodologias e práticas; de arquiteturas e plataformas, fundamentadas em epistemologias reticulares que propiciem a conexão entre pessoas e tecnologias, por espaços digitais e físicos, e outras dimensões de complexidade, encaradas por conceitos como inventividade, ato conectivo transorgânico e ecologias inteligentes. Ou seja, a tecnologia precisa de estar alinhada com novas epistemologias, metodologias e práticas pedagógicas. Apresentamos uma proposta de arquitetura tecnológica alinhada a transformação da educação: a Inven!RA, que visa permitir a produção de plataformas capazes de propiciar transformação do ensino e da aprendizagem. Fundamenta-se nas epistemologias reticulares-conectivas e nas metodologias inventivas, onde se entrelaçam ecologias educativas de participantes humanos e não humanos, reconhecendo o surgimento das novas formas atópicas de habitar, bem como a virtualização da educação numa perspectiva de ecossistema. | - |
| Descrição: dc.description | The social transformations empowered by technological development were further accelerated by the COVID-19 pandemic and the rapid expansion of generative artificial intelligence. In education, these drivers have highlighted barriers to the acknowledgment and embracing of such transformations. One such barrier is the circumstance that current digital platforms replicate or encourage pre-digital teaching and learning processes. To foster transformative changes in education, we need technologies that do not merely reproduce current processes, but rather inspire stakeholders (teachers, students, administrators, decision-makers) to change, rather than bind them. The challenge lies in designing technological platforms that support new pedagogical methodologies: strategies, practices, and concrete acts grounded in epistemologies that rely on mutual, networked interventions of people and technologies in both digital and physical spaces. Methodologies that aspire to cognitive complexity, acknowledging the hypercomplex nature of current contexts. Educational technologies must therefore be aligned with new epistemologies, with new pedagogical methodologies, and their implementations. In this work, we present a proposal for a technological architecture aligned with the digital transformation of education: Inven!RA, which aims to guide the production of ecological interaction platforms in cognitive ecosystems, within hypercomplex networks of human and non-human participants, where teaching and learning occur. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
| Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/28902 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transformação digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura de sistemas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Plataforma digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecossistema cognitivo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital transformation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | System architecture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital platform | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognitive ecosystem | - |
| Título: dc.title | Inven!RA: um contributo para plataformas alinhadas com a transformação digital | - |
| Título: dc.title | Inven!RA: a contribution towards platforms aligned with digital transformation in education | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: