Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Morgado, Lina | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Teresa | - |
Autor(es): dc.creator | Afonso, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Isabel Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Ferret, Nathalie | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16221 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16221 | - |
Descrição: dc.description | This communication involves 2 research projects integrated into LE@D, Universidade Aberta with funding : the Erasmus + Project IDEAS- Innovative Digital Education and Skills (Ref: 2020-1-UK01-KA226-VET-094452) https://www.ideas4teachers.org; and the Portuguese Project FCT - Virtual Tutoring - The virtual tutor as a mediator of learning in online higher education (Ref. PTDC/IVC-PEC/3963/2014) https://sites.uab.pt/tutoria-virtual/pt. It also includes a doctoral researcher. | - |
Descrição: dc.description | Os assistentes digitais, tutores virtuais ou chatbots melhoraram significativamente o seu apoio às actividades de ensino, especialmente no caso do ensino à distância. Os avanços tecnológicos permitiram a integração destes dispositivos em várias plataformas, nomeadamente nos LMS. No ensino à distância, o apoio ao estudante é crucial, uma vez que este tipo de ensino é inteiramente mediado pela tecnologia. De acordo com a literatura, os estudantes encontram frequentemente dificuldades devido à falta de compreensão das tarefas e a factores emocionais relacionados com os seus professores e tutores (Oliveira & Morgado, 2020). Esta comunicação relata as nossas experiências de integração de assistentes digitais (tutores virtuais e chatbots) em contextos académicos, de desenvolvimento profissional e de apoio científico a estudantes de e-learning em EAD e formação de professores. | - |
Descrição: dc.description | This communication involves 2 research projects integrated into LE@D, Universidade Aberta with funding : the Erasmus + Project IDEAS- Innovative Digital Education and Skills (Ref: 2020-1-UK01-KA226-VET-094452) https://www.ideas4teachers.org; and the Portuguese Project FCT - Virtual Tutoring - The virtual tutor as a mediator of learning in online higher education (Ref. PTDC/IVC-PEC/3963/2014) https://sites.uab.pt/tutoria-virtual/pt.It also includes a doctoral researcher | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | IATED | - |
Relação: dc.relation | VIRTUAL TUTORING – the virtual tutor as learning mediating artifact in online university education | - |
Relação: dc.relation | https://iated.org/concrete3/view_abstract.php?paper_id=112913 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital assistants | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual tutoring | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student support system | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open and distance learning | - |
Título: dc.title | Exploring the role of digital assistants and chatbots as learning companions in open and distance learning | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: