
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sequeira, Rosa Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Teles, Ana Filipa Teixeira Rodrigues Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2027-05-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16212 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16212 | - |
| Descrição: dc.description | A tese Vozes educacionais e culturais da ilha do Príncipe: Uma reflexão sobre identidade (s) aborda o tema da identidade cultural da ilha do Príncipe, no arquipélago de São Tomé e Príncipe. O objetivo é refletir sobre a forma como o dinamismo da identidade cultural principense na contemporaneidade e como a educação podem contribuir para a sua construção e reconstrução. A pesquisa explora conceitos fundamentais como cultura, identidade, colonialismo, pós-colonialismo e colonialidade, além de teorias como a teoria racial crítica e a pedagogia culturalmente relevante. Após séculos de presença de cultura europeia, a cultura da ilha do Príncipe enfrenta uma reconstrução. Abordam-se os desafios linguísticos por que a ilha está a passar com a perda gradual da língua nativa, o lung´ie, e o predomínio crescente de outras línguas, como o crioulo cabo-verdiano e o português, bem como a importância de manifestações culturais como o Auto de Floripes, para preservação da memória histórica. A pesquisa busca uma compreensão abrangente da identidade cultural principense, com destaque para a diversidade cultural e linguística, com recurso a metodologias qualitativas e quantitativas, como entrevistas e questionários. Enfatizando-se o potencial transformador da educação, alinhado com as recomendações da Organização das Nações Unidas, em 2023, apresenta-se uma proposta de reformulação curricular para disciplinas de humanidades da ilha do Príncipe, visando promover uma sociedade mais justa e inclusiva, assim como uma democracia cultural crescente. | - |
| Descrição: dc.description | The thesis Educational and cultural voices of Príncipe island: a Reflection on identity(ies) delves into the subject of the cultural identity of Príncipe island, in the São Tomé e Príncipe arquipelago. The objetive is to contemplate how the dynamism of the Príncipe´s cultural identity functions in contemporary times and how education can contribute to its construction and reconstruction. The research explores fundamental concepts such as culture, identity, colonialism, postcolonialism and coloniality, along with theories like critical race theory and culturally relevant pedagogy. After centuries of european cultural influence, Príncipe´s island culture is undergoing a process of reformation. The thesis adresses the linguistic challenges faced by the island, including the gradual loss of the native language, Lung´ie, and the increasing dominance of other languages, like Cape Verdian Creole and Portuguese. It also underscores the importance of cultural events like the Auto de Floripes in preserving historical memory. The research aims to achieve a comprehensive understanding of Príncipe´s cultural identity, emphasizing the cultural and linguistic diversity, using both qualitative and quantitative methodologies, such as interviews and questionaires. Highlighting the transformative potencial of education in line with the recommendations of the United Nations in 2023, a proposal for curriculum reform for humanities subjects on the island is presented. This proposal aims to promote a fairer and more inclusive society, as well as a growing cultural democracry. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Colonialismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Colonialismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pós-colonialismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Colonialidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Globalization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Colonialismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Post-colonialism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Coloniality | - |
| Título: dc.title | Vozes educacionais e culturais da ilha do Príncipe: uma reflexão sobre identidade(s) | - |
| Título: dc.title | Educational and cultural voices from the island of Príncipe: A reflection on identity(ies) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: