Participação feminina em ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas, no Ensino Superior em Moçambique

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorParbato, Danilo-
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Autor(es): dc.creatorCaeiro, Sandra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16194-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.48209/978-65-5417-251-3-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16194-
Descrição: dc.descriptionO tema sobre a participação feminina no ensino superior (ES) em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (STEM) já conta com alguma revisão sistemática da literatura e mapeamento em resposta a algumas perguntas, destacando-se as duas seguintes: (i) Que estudos existem sobre a diferença de género em relação à escolha do ES na área STEM e (ii) Como os papéis e estereótipos de género influenciam a tomada de decisões relacionadas ao ES. O ES em Moçambique, com 60 anos de história celebrados em 2022, tem sido desenvolvido numa distribuição regional histórica (i) de desigualdade na oferta de vagas e (ii) de benefício de instalação de mais instituições de boa reputação nacional apenas na região sul do país. Orientado ainda por um Plano Estratégico não renovado, de 2012 – 2020, contava com 237.777 estudantes, segundo dados de 2020 da Direcção Nacional de Ensino Superior (DNES) e é constituído por 56 instituições de ensino superior (IES), 22 públicas e 34 privadas, distinguindo-se em universidades, academias e institutos superiores e politécnicos. Dada a sua dimensão e por se tratar de um pais em desenvolvimento, torna--se importante estudá-lo, buscando colaborar para a produção de possíveis respostas para a primeira pergunta “sobre a diferença de género em relação à escolha do ES na área STEM”, orientado pelo objectivo geral de analisar o acesso ao ES em Moçambique quanto à equidade de género e à participação feminina em STEM e tendo como objectivos específicos os de (i) distinguir de entre os desafios do acesso ao ES em Moçambique o da equidade de género e (ii) caracterizar o desafio da participação feminina em STEM no ES em Moçambique.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherArco-
Relação: dc.relationhttps://96abf9fb-a2b4-4f23-8e8b-68d6bbf54168.usrfiles.com/ugd/96abf9_c010103fd60f48fcbfbd100c755a7a0b.pdf-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação feminina no Ensino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectSTEM - Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas-
Palavras-chave: dc.subjectMoçambique-
Título: dc.titleParticipação feminina em ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas, no Ensino Superior em Moçambique-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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