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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Vila Maior, Dionísio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16187 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16187 | - |
| Descrição: dc.description | Procuro refletir sobre o manifesto literário, considerando-o como um dos suportes ideológicos e estético-literários do Modernismo português e do Modernismo brasileiro e como uma solução discursiva ajustada a circunstâncias contextuais específicas e a medidas persuasivo-pragmáticas particulares. Abordaremos a sua dinâmica interlocutiva e perlocutiva (no que à vivência estética e à experiência teórico-programática diz respeito) enquanto gesto vanguardista futurista que se consagra num discurso com um forte sentido não só de carnavalização (inversão de valores, excentricidade e dessacralização da auctoritas; dialéticas mentira/verdade, morte/renascimento, fogo/riso, bênção/maldição e Antigos/Modernos), mas igualmente de transcensão e recomposição identitárias (transformação de consciências e alargamento qualitativo de uma Comunidade). Nesse sentido — e suportando as nossas reflexões em constructos teóricos emanados de Bakhtine, Adorno, Bourdieu e Morin —, incidiremos a nossa atenção nos textos manifestatários de Oswald de Andrade e de Almada Negreiros, procurando acentuar nesses textos a forte dissonância entre o eu (o autor modernista [e futurista] do manifesto) e o nós (as coletividades brasileira e portuguesa) para, em seguida, clarificar os mesmos textos no seu desígnio primordial: afigurarem-se implícita e explicitamente como “territórios de destruição e de regeneração”, como elementos de recomposição de novos estádios históricos, de novas etapas civilizacionais e de uma nova identidade coletiva pluridiscursivamente construída. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Realize Editora | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modernismo português | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modernismo brasileiro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Oswald de Andrade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Almada Negreiros | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Manifestos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Manifesto futurista | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mikhaïl Bakhtine | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Theodor Adorno | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pierre Bourdieu | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Edgar Morin | - |
| Título: dc.title | Oswald de Andrade, Almada Negreiros e os ultimatos antropófagos às gerações portuguesa e brasileira dos séculos vindouros | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
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