Da literatura, do amor e das sínteses tanatológicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVila Maior, Dionísio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:50:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:50:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16182-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.14195/978-989-26-2534-8-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16182-
Descrição: dc.descriptionA partir de Jorge Luís Borges, procurarei desenvolver uma reflexão sobre a presença da “morte” na literatura ocidental e, mais especificamente, na literatura portuguesa moderna e contemporânea (com especial incidência nos Modernistas e em José Saramago), signo esse assumido como noção implica na habilidade de entender, polifonicamente, a “morte do Homem” e a “morte de Deus” como noções comprometidas, entre outras, com: a inquietação existencial e metafísica da finitude; a relação com a ideia de absoluto; a sensação de concretização de uma liberdade (im)perfeita; a desmitologização e a falência das grandes narrativas humanistas; a despossessão linguística e literária do sujeito a que, paradoxalmente, conduz uma profunda consciência que o sujeito tem de si; a relação entre o sujeito individual e a coletividade; a consciência neófita da “imortalidade cósmica” que decorre da mais profunda intuição tanatológica.-
Descrição: dc.descriptionStarting from Jorge Luís Borges, we will seek to develop a reflection on the presence of «death» in Western literature and, more specifically, in modern and contemporary Portuguese literature (with special focus on the Modernists and José Saramago). With this reflection, I will try to understand, polyphonically, the «death of Man» and the «death of God» as notions committed, among others, to: the existential and metaphysical uneasiness of finitude; the re-lation with the idea of absolute; the sensation of concretion of an (im)perfect freedom; the demythologization and bankruptcy of the great humanist narratives; the linguistic and literary dispossession of the subject to which, paradoxically, leads a deep awareness that the subject has of itself; the relationship between the individual subject and the collectivity; the neophyte awareness of «cosmic immortality» that stems from the deepest thanatological intuition.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMorte-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectJorge Luis Borges-
Palavras-chave: dc.subjectJosé Saramago-
Palavras-chave: dc.subjectMiguel Torga-
Palavras-chave: dc.subjectDeath-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature-
Palavras-chave: dc.subjectModernism-
Título: dc.titleDa literatura, do amor e das sínteses tanatológicas-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.