Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Rosário | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Marina Jesus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:07:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:07:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16149 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16149 | - |
Descrição: dc.description | Neste relatório apresento o trabalho que foi realizado, em contexto de estágio, na casa de abrigo para homens vítimas de violência doméstica da Cáritas Diocesana de Aveiro, para obtenção do grau de mestre em “Estudos sobre as mulheres: género, cidadania e desenvolvimento”. Sustentado por metodologias qualitativas e feministas, foi implementado, durante o estágio, o projeto “Empoder’Arte Com Igualdade” que teve como objetivo contribuir para o empoderamento dos homens acolhidos naquela resposta social, através da utilização de ferramentas artísticas. A abordagem de diversas questões relacionadas com a (des)igualdade de género, com recurso às tais ferramentas artísticas já mencionadas, constituiu uma estratégia central para empoderar. Neste sentido, os participantes do projeto tiveram a oportunidade não só de (re)descobrir as artes e de experimentar diferentes materiais, mas também de refletir e de dialogar sobre masculinidades, feminilidades, estereótipos, emoções, relações interpessoais saudáveis, entre outros assuntos essenciais para as questões relativas à igualdade para todos e todas. Deste modo, tendo como base o estudos feministas e de género, procurou-se criar espaços onde os participantes, que no passado viveram situações traumáticas e que no presente se veem obrigados a residir numa instituição de acolhimento para sua segurança, se sentissem valorizados, escutados, empoderados e se pudessem focar no momento presente e nos sonhos e desejos para o futuro. O projeto foi, assim, ao encontro da reflexão de bell hooks (2003) que considera a arte como um meio fundamental para pensar que é possível desafiar e alterar positivamente práticas opressivas. | - |
Descrição: dc.description | In this report I present the work that was carried out, in the context of an internship, at the shelter for men victims of domestic violence of Cáritas Diocesana from Aveiro, to obtain a master's degree in “Women's Studies: gender, citizenship and development”. Supported by qualitative and feminist methodologies, was implemented, during the internship, the project “Empoder’Arte Com Igualdade” that aimed to contribute to the empowerment of men living in that social response, through the use of artistic tools. Using those tools we talked about several issues related to gender (in)equality, which was a central strategy to empower. In this sense, project participants had the opportunity not only to (re)discover the arts and experiment different materials, but also to think and dialogue about masculinities, femininities, stereotypes, emotions, healthy interpersonal relationships, among other subjects essential to issues relating to equality for all. In this way, based on feminist and gender studies, we sought to create spaces where participants, who in the past experienced traumatic situations and who in the present are forced to reside in a shelter institution for their safety, feel valued, listened to, empowered and focus on the present moment and on their dreams and desires for the future. The project was, therefore, in line with the reflection of bell hooks (2003) who considers art as a fundamental way to think that it is possible to challenge and to change, in a positively way, oppressive practices. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência doméstica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência de género | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homens vítimas de violência doméstica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empoderamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ferramentas artísticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estereótipos de género | - |
Palavras-chave: dc.subject | Masculinidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Igualdade de género | - |
Palavras-chave: dc.subject | Domestic and gender-based violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Men victims of domestic violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empowerment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artistic tools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender stereotypes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Masculinities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Femininities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender equality | - |
Título: dc.title | Empoder’Arte com igualdade : um projeto de intervenção através da arte com homens vítimas de violência doméstica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: