
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Batista, Ana Luzia | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:44:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:44:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16145 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16145 | - |
| Descrição: dc.description | Integrado em investigação do mestrado em gestão da informação e bibliotecas escolares, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito da Rede Académica Internacional WEIWER®, sediada da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning; apresentado no Ciência 2024, encontro promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, entre os dias 3 e 5 de julho. | - |
| Descrição: dc.description | A Wikipédia surge como recurso e estratégia para o desenvolvimento de competências. Assim, pretendemos indagar sobre a possibilidade de implementação do “Clube da Wikipédia”. O estudo de caso múltiplo alicerça-se no paradigma pragmático e em metodologias mistas. Quanto à recolha de dados socorremo-nos de Fichas de Acolhimento, Aferimento e Autoavaliação e Grelhas de Observação Focada. Para a análise de dados recorremos às análises estatística e de conteúdo. Esperamos, como resultado, que as atividades propostas aos alunos permitam a aquisição de competências digitais e informacionais, para além das especificas da área de saber em articulação com a biblioteca escolar. | - |
| Descrição: dc.description | N/A | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Wikipédia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Capacitação digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literacia da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literacia digital | - |
| Título: dc.title | O “Clube da Wikipédia” como ecossistema de desenvolvimento digital com a BE: estudo de caso no ensino básico no distrito de Setúbal | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: