Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Serrano-García, Jennifer | - |
Autor(es): dc.creator | Olmedo Moreno, Eva M. | - |
Autor(es): dc.creator | Aires, Luísa | - |
Autor(es): dc.creator | Expósito López, Jorge | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16126 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.4018/979-8-3693-1614-6.ch003 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16126 | - |
Descrição: dc.description | Capítulo de livro desenvolvido no âmbito de tese de doutoramento em co-tutela (Universidade de Granada-Universidade Aberta). | - |
Descrição: dc.description | The research study provides a reflection on individuals who find themselves at risk of social exclusion, with the aim of exposing the lived reality of this group, especially those in regions where ARSSCI (Andalusian strategy for social cohesion and inclusion) is being applied, highlighting highly vulnerable individuals such as UMCA (unaccompanied migrant children and adolescents). With regards to the latter, critical analysis is used to establish a set of potential measures for tackling the different educational challenges faced by teachers and educational institutions. This approach strives to give visibility to the ignored reality of a population that finds itself excluded from Spanish society, especially vulnerable minors and UMCA. Only through greater awareness and collective action will it be possible to implement educational policies and programs to promote social inclusion. This requires giving a voice and visibility to those who are marginalized by society and, from the educational setting, remove barriers to enable fair and equitable coexistence for the whole population. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | IGI Global | - |
Palavras-chave: dc.subject | People at risk of social exclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Andalusian Strategy for Social Cohesion and Inclusion (ARSSCI) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personal learning environments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiculturalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unaccompanied foreign minor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tutorial content | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital divide | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universal Design for Learning (UDL) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturality | - |
Título: dc.title | Educational challenges and visibility of vulnerable groups and unaccompanied migrant children and adolescents: tackling social exclusion | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: