
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ramos, Natália | - |
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Ana Cristina Duarte | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:16:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:16:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16111 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16111 | - |
| Descrição: dc.description | O mundo mudou, a realidade cultural e educacional que existia em 2020, antes da declaração da pandemia Covid 19, foi alterada profundamente. Por essa via, a preocupação com o futuro da educação, a necessidade de uma comunicação aberta e uma integração educacional e intercultural nunca foi tão emergente como agora. Ao longo do último ano e com vista à identificação de Desafios Educacionais e Culturais na Educação, foram realizadas entrevistas individuais aprofundadas a docentes e foram entrevistados estudantes do ensino superior. Pretendeu-se identificar como é que as tecnologias digitais contribuíram para a manutenção de um ensino de qualidade num momento de crise, assim como os mecanismos que foram implementados com vista a ultrapassar esses desafios. Os dados recolhidos dos depoimentos dos professores e das entrevistas aos alunos mostram que, apesar do sucesso do uso das tecnologias digitais e das práticas educacionais inovadoras, houve dificuldades. A falta de rede de suporte e de socialização no ensino presencial pode ter motivado o agravamento do isolamento e a desmotivação dos alunos mais vulneráveis. Outro aspeto que se identificou como importante é o de continuar a apoiar e capacitar os professores através de uma formação contínua que abranja áreas desde a comunicação intercultural, à pedagógica, e de conteúdo digital. É importante identificar pilares essenciais que contribuam para a criação de oportunidades, definição de metodologias abertas, flexíveis, e de políticas educativas que contribuam para garantir a construção de uma sociedade inclusiva e equitativa para todos os alunos, do ponto de vista educacional e multicultural, em especial para os mais vulneráveis ao nível social e psicológico. As tecnologias permitem a aproximação de culturas e facilitam a inclusão, desde que integradas em políticas adequadas à realidade estudantil e educacional, propiciando uma melhoria contínua no ensino, tornando-o cada vez mais inclusivo e de qualidade numa era mundial de desafios nacionais e globais sem precedentes. | - |
| Descrição: dc.description | The world has changed, the cultural and educational reality that existed in 2020, before the declaration of the Covid 19 pandemic, was definitively changed. In this way, concern for the future of education, the need for open communication and educational and intercultural integration has never been more emerging than it is now. Over the last year and with a view to identifying Educational and Cultural Challenges in Education, in-depth individual interviews were conducted with teachers and higher education students were interviewed. The aim was to identify how digital technologies contributed to the maintenance of quality education in a time of crisis, as well as the mechanisms that were implemented in order to overcome these challenges. The data collected from teachers' statements and student interviews show that, despite the success of the use of digital technologies and innovative educational practices, there were difficulties. The lack of support network and socialization in face-to-face education may have motivated the worsening of isolation and demotivation of the most vulnerable students. Another aspect that is perceived to be important is to continue to support and empower teachers through continuous training that covers areas from intercultural, pedagogical, content, and digital communication. It is important to identify the essential pillars that contribute to the creation of opportunities, definition of open, flexible methodologies, and educational policies that contribute to ensuring the construction of an inclusive and equitable society for all students, from an educational and multicultural point of view, especially for those most socially and psychologically vulnerable. Technologies allow the approximation of cultures and facilitate inclusion, if they are integrated into policies appropriate to the student and educational reality, providing a continuous improvement in teaching, making it increasingly inclusive and of quality in a global era of unprecedented national and global challenges. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade do Porto. Faculdade de Letras | - |
| Relação: dc.relation | https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/19825.pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mudanças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pandemia Covid-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interculturality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Knowledge | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Changes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Covid 19 Pandemic | - |
| Título: dc.title | Tecnologias digitais no dia a dia da educação: desafios para a inclusão educacional e cultural | - |
| Título: dc.title | Digital technologies in daily educational: challenges on educational and intercultural inclusion | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: