
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Chibás, Felipe | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcos, Adérito | - |
| Autor(es): dc.creator | Leonardi, Andrea | - |
| Autor(es): dc.creator | Pantaleon Matamoros, Efrain | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:25:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:25:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16092 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16092 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo é fruto do painel Visões internacionais da Inovação desde a perspectiva das Cidades Inteligentes/ MIL de UNESCO, apresentado pelos autores no marco do 1ro Simpósio de Avanços em Inovação e Ciências Tecnológicas, celebrado na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN) no 29 de fevereiro de 2024. O objetivo principal do mesmo é mostrar as novas oportunidades que abre para os espaços urbanos a inovação vista desde o paradigma das cidades MIL de UNESCO. Durante o mesmo se discutem os conceitos de Cidade MIL, Alfabetização Mediática e Informacional (AMI) e se apresentam o Curriculum AMI de UNESCO e a Carta da Diversidade Cultural de UNESCO. Também se apresentam o Sistema dos 13 Indicadores e 252 métricas das Cidades MIL, a Metodologia das 20 Barreiras à Comunicação e 5 Dimensões de Criatividade (20 BCC - 5 DCR) e a metodologia das Narrativas Biográficas, no intuito de analisar a importância de entender a inovação e o uso da Inteligência artificial nos novos espaços urbanos híbridos, presencias e digitais. | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte, Brasil. Projeto Conta.ME (MF/2023/ACA/16), cofinanciado pela Fundação Macau. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Editora Poisson | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | UNESCO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ONU | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidades MIL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum AMI de UNESCO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
| Título: dc.title | Uma visão internacional da inovação nas Cidades MIL de UNESCO: reflexões e casos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: