Mapeamento de ferramentas de realidade virtual imersiva para a educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCastelhano, Maria-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Leonel-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Diana-
Autor(es): dc.creatorPedrosa, Daniela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:18:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:18:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16087-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16087-
Descrição: dc.descriptionExiste uma ampla variedade de ferramentas e ambientes disponíveis para aplicações de realidade virtual imersiva, passíveis de utilização em contexto educativo. Para proporcionar uma perceção panorâmica das potencialidades disponíveis, este estudo efetuou um levantamento e categorização dessas ferramentas educativas, classificando-as por áreas de aplicação: exploração geográfica, entretenimento, ciência, arte e outras. Recorreu-se metodologicamente ao protocolo de levantamento (scoping review) proposto por Morgado & Beck. Com base neste protocolo efetuaram-se os processos de definição e desenvolvimento das buscas, da seleção e análise de elementos e extração das conclusões. As ferramentas foram também analisadas face à tipologia de usos de ambientes imersivos dos mesmos autores, segundo a qual constatámos que o tipo de ferramentas mais prevalente é o referente a “Manipulação Interativa e Exploração”, seguido pelas de “Interação Multimodal” e “Treino de Competências”. São também comuns as ferramentas de Colaboração. Algumas categorias menos prevalentes, como “Ver o Invisível”, “Envolvimento”, “Simulação do Mundo Físico” e outras, permitem ainda assim ter uma perceção de como se concretizam essas tipologias de usos enquanto experiências de aprendizagem possíveis em ambientes virtuais imersivos.-
Descrição: dc.description2021-1-DE01-KA220-HED-000032098-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20 Universidade de Coimbra-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/10316/115228-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade virtual-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes imersivos-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão de âmbito-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas para a realidade virtual-
Título: dc.titleMapeamento de ferramentas de realidade virtual imersiva para a educação-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.