Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Castelhano, Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Leonel | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Diana | - |
Autor(es): dc.creator | Pedrosa, Daniela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16087 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16087 | - |
Descrição: dc.description | Existe uma ampla variedade de ferramentas e ambientes disponíveis para aplicações de realidade virtual imersiva, passíveis de utilização em contexto educativo. Para proporcionar uma perceção panorâmica das potencialidades disponíveis, este estudo efetuou um levantamento e categorização dessas ferramentas educativas, classificando-as por áreas de aplicação: exploração geográfica, entretenimento, ciência, arte e outras. Recorreu-se metodologicamente ao protocolo de levantamento (scoping review) proposto por Morgado & Beck. Com base neste protocolo efetuaram-se os processos de definição e desenvolvimento das buscas, da seleção e análise de elementos e extração das conclusões. As ferramentas foram também analisadas face à tipologia de usos de ambientes imersivos dos mesmos autores, segundo a qual constatámos que o tipo de ferramentas mais prevalente é o referente a “Manipulação Interativa e Exploração”, seguido pelas de “Interação Multimodal” e “Treino de Competências”. São também comuns as ferramentas de Colaboração. Algumas categorias menos prevalentes, como “Ver o Invisível”, “Envolvimento”, “Simulação do Mundo Físico” e outras, permitem ainda assim ter uma perceção de como se concretizam essas tipologias de usos enquanto experiências de aprendizagem possíveis em ambientes virtuais imersivos. | - |
Descrição: dc.description | 2021-1-DE01-KA220-HED-000032098 | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20 Universidade de Coimbra | - |
Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/10316/115228 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes imersivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revisão de âmbito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ferramentas para a realidade virtual | - |
Título: dc.title | Mapeamento de ferramentas de realidade virtual imersiva para a educação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: