Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, João | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:50:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:50:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16057 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1080/09523987.2024.2357475 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16057 | - |
Descrição: dc.description | This text addresses the importance of scientific collaboration networks in the context of open science, presenting the experience achieved within the International Academic Network WEIWER®. From this particular case, it will be possible to show that scientific entrepreneurship initiatives, based on collaborative research, are an effective way to overcome the individualism still present in many university institutions, e.g. due to their traditional or conventional features. Therefore, we aim to reflect on the contribution of these research networks to the policies that sustain the production and dissemination of scientific knowledge. In a current situation, in which there is a consolidation of the culture of openness, both at the governmental and academic levels, the WEIWER® experience allows us to conclude that networked research enables the construction of an open, collaborative and social space for science, respecting the autonomy, reflection and independence of each researcher. In short, we argue that in the context of open science, these research networks contribute to promote the construction of knowledge in collective settings, creating enriching dialogues and understandings on the complexity of both the research objects and designs dealt with. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Routledge | Tailor & Francis | - |
Relação: dc.relation | https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09523987.2024.2357475 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Networked research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open science | - |
Palavras-chave: dc.subject | WEIWER® | - |
Título: dc.title | Networked research and open science: the WEIWER® experience | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: