Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Martins, José | - |
Autor(es): dc.creator | Branco, Frederico | - |
Autor(es): dc.creator | São Mamede, Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16056 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16056 | - |
Descrição: dc.description | Low-code tools are a trend in software development for business solutions due to their agility and ease of use. There are a certain number of vendors with such solutions. Still, in most Western countries, there is a clear need for the existence of greater quantities of certified and experienced professionals to work with those tools. This means that companies with more resources can attract and maintain those professionals, whilst other smaller organizations must rely on an endless search for this scarce resource. We will present and validate a model designed to transform ChatGPT into a low-code developer, addressing the demand for a more skilled human resource solution. This innovative tool underwent rigorous validation via a focus group study, engaging a panel of highly experienced experts. Their invaluable insights and feedback on the proposed model were systematically gathered and meticulously analysed. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Elsevier BV | - |
Relação: dc.relation | INESC TEC - Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science (INESC TEC) | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Low-code | - |
Palavras-chave: dc.subject | No-code | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software models | - |
Palavras-chave: dc.subject | ChatGPT | - |
Palavras-chave: dc.subject | LLM | - |
Título: dc.title | Combining low-code development with ChatGPT to novel no-code approaches: a focus-group study | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: