Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAb

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAbrantes, Pedro-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Alda-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Paula-
Autor(es): dc.creatorBäckström, Bárbara-
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Autor(es): dc.creatorFalé, Isabel-
Autor(es): dc.creatorJacquinet, Marc-
Autor(es): dc.creatorRamos, Maria do Rosário-
Autor(es): dc.creatorMagano, Olga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:53:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:53:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16055-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16055-
Descrição: dc.descriptionO presente relatório apresenta os primeiros resultados da 4.ª edição do questionário aos licenciados da Universidade Aberta, aplicado em 2023 e referente à coorte que concluiu este grau de ensino entre 2019 e 2021. Todos os graduados de licenciaturas na instituição foram convidados a responder, num total de 1310 diplomados, distribuídos por 12 ofertas formativas, tendo-se obtido 490 respostas, o que corresponde a uma taxa de resposta de 35,9%. Relativamente ao perfil sociodemográfico, constatamos uma ligeira prevalência do sexo feminino (53%), que se acentua nas faixas etárias mais jovens, ainda que seja muito variável entre cursos. A idade desta população é muito heterogénea, embora exista alguma concentração numa fase intermédia da vida ativa, com ingresso na licenciatura na faixa dos 35-45 e conclusão entre os 40 e os 50 anos. A larga maioria residia em Portugal (93%), com alguma concentração na Área Metropolitana de Lisboa (38%), ainda que existam contingentes significativos em todas as regiões do território nacional. Entre os restantes (em parte, provenientes de Portugal), destacam-se a Suíça, o Reino Unido, o Luxemburgo e Angola como países de residência. Em termos educativos, 77% apresentavam o ensino secundário com habilitação literária, enquanto 12% possuíam já um título de ensino superior (maioritariamente de outra instituição). Uma proporção considerável (36%) já havia frequentado o ensino superior sem ter obtido qualquer grau.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino online-
Palavras-chave: dc.subjectDiplomados-
Palavras-chave: dc.subjectPercursos profissionais-
Palavras-chave: dc.subjectEmpregabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectImpacto da formação-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos futuros-
Título: dc.titlePercursos profissionais e de vida dos licenciados da UAb-
Tipo de arquivo: dc.typeplanilha-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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