Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16052 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16052 | - |
Descrição: dc.description | Recurso de apoio à apresentação de trabalho, realizado no âmbito do projeto LE@D com a referência PTIN/UID4372-LEaD/012018, na 4.ª ICETOL, no dia 15 de maio de 2024. | - |
Descrição: dc.description | It is undeniable the role that the digital dimension plays today in society. Thus, in this text, it is our purpose to revisit key concepts that set that digital dimension, namely in education. To this end, we call upon the theoretical foundations of the work we have been developing within the WEIWER® International Academic Network, dedicated to study e.g. the Wikimedia ecosystem. Moreover, we call upon our design, implementation, and evaluation of the curricular and pedagogical integration of Wikipedia, which has driven us towards new understandings of our different frameworks, including those on the digital dimension. We specifically focus on Open Education, Open Pedagogy, Open Teaching and Open Learning, bringing to light an updated comprehension of the Wikipedagogy. Then, we also focus on the digital capital, in contrast to the digital divide, bringing to light an updated comprehension of the Wikiliteracy. In the end, by reframing those key concepts in the light of the digital capital, particularly inspired by our work, it has led us to contribute to open educational practices. In a word, our path from open education to wikiliteracy has shown us possible ways to contribute to the learners’ developing of a broad set of literacies, including digital literacy, which ultimately promotes meaningful learning impacting on learners. | - |
Descrição: dc.description | N/A | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | WEIWER® | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wikipedagogy | - |
Título: dc.title | From open education to wikiliteracy: reframing key concepts in the light of the digital capital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: