Wikis, educação & investigação: um percurso em rede rumo à wikiliteracy

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Autor(es): dc.creatorPestana, Filomena-
Autor(es): dc.creatorPinto, João-
Autor(es): dc.creatorGamez, Luciano-
Autor(es): dc.creatorMota, Eduarda Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorFerreira da Cruz, Ana Carolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:52:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:52:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16034-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16034-
Descrição: dc.descriptionRecurso de apoio à apresentação de trabalho, realizado no âmbito do projeto LE@D com a referência PTIN/UID4372-LEaD/012018, na XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - 9 e 10 de maio de 2024.-
Descrição: dc.descriptionA Wikipédia enquanto objeto de estudo e enquanto estratégia pedagógica tem vindo a fazer parte da agenda de investigação em vários pontos do globo. No território nacional português, destacamos o percurso iniciado por uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento de uma universidade pública em Portugal, porquanto tem promovido estudos nesse âmbito, em diferentes contextos, incluindo geográficos, nos diversos níveis de ensino, nomeadamente por meio da atuação da Rede Académica Internacional WEIWER®. Desde 2018, tem vindo, portanto, oficialmente a assumir aquele ecossistema simultaneamente como objeto de estudo e como estratégia pedagógica no âmbito da educação aberta e em rede. Neste texto, no qual se pretende apresentar a referida Rede e disseminar o respetivo trabalho, consideram-se problemáticas e finalidades que persegue; depois, procede-se a uma breve revisitação dos referenciais teóricos que a enquadram; e, por fim, explicitam-se dados relativos quer à equipa, quer às atividades realizadas, entre 2019 e 2022, de que se exemplificam, em particular, a par de eventos, nacionais e internacionais, evidências da produção científica, ilustrada, designadamente, por publicações de natureza distinta. Os resultados das iniciativas concretizadas pela Rede, com enfoque na formação, docente e discente, e na integração curricular da Wikipédia, que corporiza uma Prática Educacional Aberta, reflete o potencial pedagógico daquela tecnologia educacional em rede, produto da Web 2.0, e, em geral, do ecossistema da Fundação Wikimedia, para a aquisição e o desenvolvimento de literacias, a saber a literacia digital e a literacia da informação, a que acrescem outras, sobretudo associadas aos Wikis, no sentido de possibilitarem os denominados ambientes de aprendizagem Wiki, especificamente a Wikiliteracy. Em suma, as ações da Rede têm permitido (re)pensar e (re)desenhar recursos, práticas, currículos e políticas, com impactos na vivência de indivíduos e coletivos, visíveis, entre outros, na (re)configuração de caminhos e espaços de educação e formação que exploram e (re)constroem.-
Descrição: dc.descriptionN/A-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory-
Relação: dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory-
Palavras-chave: dc.subjectRede Académica Internacional WEIWER®-
Palavras-chave: dc.subjectEcossistema wikimedia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação aberta e em rede-
Palavras-chave: dc.subjectInovação pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectWikiliteracia-
Título: dc.titleWikis, educação & investigação: um percurso em rede rumo à wikiliteracy-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.