Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lopes, Fernanda | - |
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5585/48.2024.26244 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16010 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo baseia-se numa pesquisa realizada no contexto do Mestrado em Supervisão Pedagógica na Universidade Aberta, com o objetivo de entender qual o papel da supervisão pedagógica (SvP) nas práticas formativas, compreender o seu papel no desempenho profissional dos trabalhadores, analisar a perceção dos decisores da formação sobre modelos de supervisão e identificar os modelos de SvP presentes na formação contínua da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). No estudo, optouse por uma abordagem mista de estudo de caso com finalidade exploratória e descritiva e foram empregues como técnicas de recolha de dados o inquérito por entrevista. Os resultados revelaram mudanças nas práticas formativas, visando preparar os funcionários para as suas funções atuais e futuras. A SvP da formação na AT mostrou-se pouco estruturada, com diferentes níveis e atores envolvidos, predominantemente vertical e diretiva, embora haja indícios de supervisão colaborativa. | - |
Descrição: dc.description | This article is based on research carried out as part of the Master's Degree in Pedagogical Supervision at the Universidade Aberta, with the aim of understanding the role of pedagogical supervision (SvP) in training practices, understanding its role in the professional performance of workers, analysing training decision-makers perceptions of supervision models, and identifying the pedagogical supervision models present in the Portuguese Tax and Customs Authority (AT) continuing training. The study adopted a mixed case study approach with exploratory and descriptive purposes and used interview surveys as data collection techniques. The findings revealed changes in training practices aimed at preparing staff for their current and future roles. Pedagogical supervision of AT training was found to be poorly structured, with different levels and actors involved, predominantly vertical and directive, although there was evidence of collaborative supervision. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Nove de Julho | - |
Relação: dc.relation | https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26244/10872 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação contínua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento profissional e pessoal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervisão pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuous training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional and personal development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical supervision | - |
Título: dc.title | A supervisão pedagógica na formação de profissionais: contributos para a alteração das práticas formativas | - |
Título: dc.title | Pedagogical supervision in professional training: contributions to changing training practices | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: