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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Teixeira, Leônia Cavalcante | - |
| Autor(es): dc.creator | Ramos, Natália | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16003 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_8 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16003 | - |
| Descrição: dc.description | O momento civilizatório atual define-se como de crise epistémica, antropológica, ontológica e ética. Ratificando o espaço educacional como locus privilegiado de constituição de subjetividades, este estudo centra-se sobre as conceções de Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos. As articulações entre filosofia, sociologia e educação iluminam a escola como território de construção subjetiva pela via da interdisciplinaridade. Habermas, em diálogo com a teoria kohlberguiana do julgamento moral, questiona o tecnicismo ao retomar uma ética iluminista cosmopolita emancipatória. Baseando-se na consideração da atualidade como momento de transição paradigmática, Santos posiciona-se contra as perspetivas iluministas antropológica, epistêmica e ética, propondo cartografias da experiência subjetiva que conduzam à emancipação por um ethos que se norteie pelo senso comum solidário. A discussão entre os autores dar-se-á considerando as relações entre ética e subjetividade no campo da educação, privilegiando os lugares do ensino-aprendizagem e do educador na instituição escolar. Mesmo a partir de perspetivas teóricas distintas, Habermas, apoiando-se em Kohlberg, e Santos afirmam-se como solidários à ideia de movimento, de emancipação e de resistência sociais, vislumbrando espaços de acolhimento da estranheza e pluralidade que caracterizam o alteritário, inclusive aí situando possibilidades de mudanças. Ao reivindicar-se um ethos para a educação, insiste-se na instituição educacional como locus forjador de subjetividades, acolhedor das diversidades, pluralidades, interculturalidades e vicissitudes humanas, da heterogeneidade, da singularidade, da diferença, da ambivalência, da contradição e do paradoxo que marcam o sujeito que, de modo algum, se reduz ao racional, ao biológico e ao homogéneo. Há que acolher uma mudança paradigmática no campo da educação, tanto epistemológica quanto metodológica, onde profissionais, familiares, alunos e sociedade em geral possam construir modelos de pertença do diferente, da diversidade e da complexidade na rede social e educacional. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | FPCE, Universidade de Coimbra | - |
| Relação: dc.relation | https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1647-8614_45-1_8 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alteridade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
| Título: dc.title | Sobre o ethos na educação: dialogando com Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
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