
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bastos, Glória | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Sónia Catarina Pereira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15932 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15932 | - |
| Descrição: dc.description | A Biblioteca Escolar ocupa um lugar fundamental na escola, permitindo o acesso de professores e alunos a diferentes materiais de leitura, sendo inegável o papel central que tem na dinamização da leitura. Neste contexto, e partindo da importância da leitura na aprendizagem de uma língua estrangeira, realizámos um estudo onde se pretendia refletir sobre as relações entre a biblioteca e o desenvolvimento de competências de leitura em língua estrangeira, mais especificamente na disciplina de Inglês. Na componente empírica do trabalho apresentamos um conjunto de atividades desenvolvidas com uma turma de 8.º ano de escolaridade, e através das quais se pretende ilustrar formas de trabalhar de forma articulada com a Biblioteca Escolar. As atividades realizadas centram-se sobretudo na leitura extensiva, quer através da leitura de contos, como de livros-álbum. Apesar dos constrangimentos resultantes da aplicação do projeto durante o período de pandemia, os resultados obtidos foram positivos, tendo os alunos manifestado interesse e motivação para a realização da maior parte das atividades propostas. Através da aplicação de um questionário aos professores de língua estrangeira da escola onde se realizou o estudo, procurou-se perceber também quais as perceções destes relativamente à biblioteca da escola. | - |
| Descrição: dc.description | The School Library has a fundamental role in school, allowing the access of both teachers and students to different reading materials. It is undeniable its crucial role in developing different reading skills. With these ideas in mind, and taking into consideration the importance of learning to read in a foreign language, we developed a study where we intended to reflect on the relationship between the school library and the development of reading skills in a foreign language, more specifically in English subject. On the empiral part of our study, we present a group of activities developed with an 8th year class. Through these activities we want to show a way to work in partnership with the school library. The activities are mainly focussed on extensive reading, either through the reading of short stories, or picture books. Despite the constraints that arose from the development of our project during the pandemic period, the results obtained were positive, with the students showing interest and motivation during most of the activities proposed. Through a questionnaire presented to the foreign language teachers who teach in the school where our project took place, we tried to understand their perceptions about the school library. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura extensiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura recreativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura em língua estrangeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Extensive reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leisure reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading in a foreign language | - |
| Título: dc.title | O contributo da biblioteca escolar para a leitura em língua estrangeira | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: