
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Flávio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Morgado, Lina | - |
| Autor(es): dc.creator | Santiago, Lucas Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15917 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15917 | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação que se apresenta está dividida em duas partes: a primeira, focase no Enquadramento teórico e a segunda parte, apresenta e descreve o Estudo Empírico. Encontra-se estruturada em quadro capítulos se apresentam em seguida. A Introdução descreve o enquadramento geral do trabalho, apresenta o problema, as motivações para a escolha do tema, as questões de investigação, bem como os objetivos do estudo. O capítulo 1 intitulado eLearning para a Formação Técnica do Profissional de Vinhos – o Escanção faz-se o enquadramento teórico que integra a problemática no contexto da formação a distância e da formação profissional fundamenta da formação a propor. O capítulo 2 descreve a metodologia do estudo, apresenta os aspetos metodológicos, identifica os instrumentos de recolha de dados, a população e a amostra, bem como as técnicas de análise e os métodos utilizados. O capítulo 3 corresponde à apresentação, análise e discussão dos resultados obtidos a partir dos dados recolhidos no estudo bem como a sua argumentação a partirdos autores mencionados na fundamentação teórica. Finalmente, no capítulo 4 corresponde à apresentação da proposta do curso online aberto baseado num jogo e, um capítulo final, dedicado às considerações finais. | - |
| Descrição: dc.description | A investigação realizada no âmbito deste Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidadede Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elearning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação técnica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competências digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vinho | - |
| Título: dc.title | eLearning na formação técnica do profissional de vinhos (sommelier/escanção): protótipo de curso baseado num jogo aberto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: