Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Maria de Fátima dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:50:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:50:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2027-02-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15831 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15831 | - |
Descrição: dc.description | O objeto de estudo deste trabalho consiste na análise semântico-pragmática e discursiva dos atos de elogio e de crítica proferidos pelos professores no decorrer das interações verbais em contexto pedagógico. São analisadas as estratégias linguístico-discursivas presentes nos atos de fala em questão, num corpus recolhido em quatro turmas de diferentes anos de escolaridade do ensino básico, assim como os respetivos efeitos perlocutórios. Os fundamentos teóricos da presente dissertação provêm nomeadamente da teoria dos atos de fala de Austin (1962) e de Searle (1969, 1979); da teoria de Goffman (1982), de Brown e Levinson (1987) e de Kerbrat-Orecchioni (1992, 2005 e 2010) sobre a cortesia verbal e a noção de face; do modelo de proxémica verbal proposto por Carreira (1997, 2014, 2015 e 2017) e dos mecanismos de atenuação e de intensificação verbal propostos por Briz (1998, 2010), Albelda Marco (2005) e Kerbrat-Orecchioni (1992). O corpus recolhido apresenta atos de elogio que configuram apreciações avaliativas com recurso à intensificação linguística e atos de crítica com vários graus de atenuação. Constatámos que os docentes tendencialmente intensificam os atos de elogio e atenuam os atos de crítica, de modo a garantirem o equilíbrio das interações. A análise dos questionários permitiu-nos ainda concluir que os alunos se sentem mais confiantes e motivados quando são elogiados e com vontade de melhorar o seu desempenho quando são criticados. | - |
Descrição: dc.description | This study consists of a semantic-pragmatic and discursive analysis of the acts of compliment and criticism uttered by teachers during verbal interactions in a pedagogical context. The linguistic and discursive strategies present in the speech acts in question are analysed in a corpus collected from four different grades, ranging from elementary to middle school, as well as the respective perlocutionary effects. The theoretical foundations of this dissertation come in particular from Austin's (1962) and Searle's theory of speech acts (1969, 1979); Goffman's (1982) concept of face; Brown and Levinson (1987) and Kerbrat-Orecchioni (1992, 2005 and 2010) theory of verbal politeness; the model of verbal proxemics proposed by Carreira (1997, 2014, 2015 and 2017) and the mechanisms of verbal attenuation and intensification proposed by Briz (1998, 2010), Albelda Marco (2005) and Kerbrat-Orecchioni (1992). The corpus includes acts of compliments that constitute evaluative judgements using linguistic intensification and acts of criticism with several degrees of attenuation. We found that teachers tend to intensify acts of compliment and to attenuate acts of criticism in order to keep interactions balanced. The analysis of the questionnaires allowed us to conclude that students feel more confident and inspired when they are complimented and more motivated to improve their performance when they are criticised. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elogios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenuação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intensificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classroom discourse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compliments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criticisms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Attenuation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intensification | - |
Título: dc.title | Os atos de elogio e de crítica no discurso pedagógico no ensino básico | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: