Pensamento computacional nos trabalhos do Encontro Nacional de Educação Matemática: um mapeamento sistemático de 2013 a 2019

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBueno, Carolina-
Autor(es): dc.creatorSantos, Luciane Mulazani dos-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Teresa A.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:27:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:27:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15828-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15828-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo apresentar um panorama a respeito de trabalhos relacionados ao pensamento computacional nas últimas três edições do ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). Para tanto, foi realizado um mapeamento sistemático com os anais dos ENEMs e realizada uma busca utilizando os termos pensamento computacional, robótica e programação, presentes nos títulos de todos os trabalhos publicados como pôsteres e comunicações orais (comunicações científicas e relatos de experiência). Os resultados mostraram que dos 4878 trabalhos encontrados, apenas 26 se enquadram nos critérios de seleção. Tais trabalhos foram analisados quanto aos seguintes aspectos: ano de publicação, referenciais teóricos utilizados e público-alvo. O que se conclui é que há uma carência de pesquisas que discutem o pensamento computacional e a matemática.-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to present an overview of works related to computational thinking in the last three editions of ENEM (National Meeting of Mathematics Education). To this end, a systematic mapping was carried out with the annals of ENEMs and a search was carried out using the terms computational thinking, robotics and programming, present in the titles of all published works such as posters and oral communications (scientific communications and experience reports). The results showed that of the 4878 works found, only 26 dealt with the selection criteria. Such works were analyzed regarding the following aspects: year of publication, theoretical references used and target audience. The conclusion is that there is still a lack of research that discusses computational thinking and mathematics.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEven3-
Relação: dc.relationhttps://even3.blob.core.windows.net/anais/484450.pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento computacional-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias na educação-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa qualitativa-
Palavras-chave: dc.subjectComputational thinking-
Palavras-chave: dc.subjectTechnologies in education-
Palavras-chave: dc.subjectQualitative research-
Título: dc.titlePensamento computacional nos trabalhos do Encontro Nacional de Educação Matemática: um mapeamento sistemático de 2013 a 2019-
Título: dc.titleComputational thinking in the works of the National Meeting of Mathematics Education: a systematic mapping from 2013 to 2019-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.