Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pereira, Selma | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ricardo Alexino | - |
Autor(es): dc.creator | Marcos, Adérito | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:53:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:53:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15811 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15811 | - |
Descrição: dc.description | O conceito de identidade narrativa como construção psicológica mostra-nos o papel da narrativa biográfica na criação e reformulação da identidade do eu. A narrativa é um elemento fundamental para o acesso ao conhecimento e à construção da identidade. O exercício da narração implica uma construção com, e em resposta, às outras pessoas numa relação dialógica, que potencia a consciência e a identidade visual e coletiva. Estas narrativas digitais individuais podem ser instrumentos coletivos/comunitários potenciadores de identificação etnicocultural e sociocultural. Neste artigo os autores apresentam uma reflexão em que abordam o estudo das narrativas audiovisuais, com especial foco nas narrativas publicadas/partilhadas nas redes sociais, trazendo para discussão a análise da sua natureza fílmica, de média-arte digital e a ainda a sua dimensão intervencionista sociocultural. | - |
Descrição: dc.description | The concept of narrative identity as a psychological construction shows us the role of the biographical narrative in creating and reformulating the identity of the self. The narrative is a fundamental element for access to knowledge and identity construction. The narration exercise implies a construction with, and in response to, other people in a dialogical relationship, which enhances awareness and visual and collective identity. These individual digital narratives can be collective/community tools that enhance ethnic-cultural and socio-cultural identification. In this article, the authors reflect on how they approach the study of audiovisual narratives, focusing on narratives published/shared on social networks, bringing to discussion the analysis of the filmic nature of digital media art and their interventionist socio-cultural dimension. | - |
Descrição: dc.description | Agradecemos ao CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação (projeto UIDB/04019/2020); à CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (edital 58/2022 - PrInt USP); à Fundação Macau (projeto Conta.ME, MF/2023/ACA/16); e ainda à Associação ARTECH-International, pelo apoio concedido, fundamental para a realização da investigação da qual resultou este artigo | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | The Association for Computing Machinery (ACM) | - |
Relação: dc.relation | Research Centre for Arts and Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contação de histórias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Média-arte digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção sociocultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital narratives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Storytelling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital media art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociocultural Intervention | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
Título: dc.title | Audiovisual storytelling on social networks: a digital media-art film artefact for socio-cultural intervention | - |
Título: dc.title | A narrativa audiovisual nas redes sociais: artefacto fílmico de média-arte digital de intervenção sociocultural | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: