Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fontes, Mario Madureira | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Leonel | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Pedro Duarte | - |
Autor(es): dc.creator | Pedrosa, Daniela | - |
Autor(es): dc.creator | Cravino, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:45:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:45:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15804 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15804 | - |
Descrição: dc.description | The Puzzle-based Learning approach has been applied to several fields of knowledge. In education research papers, the instructional usage of puzzles is considered to improve learners’ motivation and engagement and help them to develop critical skills but difficulties concerning learners’ interaction with puzzles have also been pointed out. Our paper investigates the dynamics of the concept of a puzzle and its interface to provide a better understanding of its form and functions, and help learners interact with puzzles. We consider Puzzle-based Learning tenets as well as their educational impacts on both critical thinking and learner engagement and provide an original proposal concerning the understanding of puzzles. Our proposal centered on the dynamics of puzzles bears conceptual and educational facets. Conceptually, puzzle dynamics is viewed as composed of two elements: a mechanism, the Puzzle Trigger, and a process, the Puzzle-Solving. From an educational point of view, the rationale for integrating Puzzle Triggers in Puzzle-based Learning is meant to help learners interact with puzzles and consequently become motivated and engaged in the Puzzle-Solving process. This way, learners’ critical thinking skills are reinforced and focused on finding solutions to challenges. We illustrate the implementation of Puzzle Triggers and Puzzle-Solving by considering two instructional activities in a Software Development undergraduate course of an online learning Informatics Engineering Program. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Elsevier | - |
Relação: dc.relation | Research Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers | - |
Relação: dc.relation | Not Available | - |
Palavras-chave: dc.subject | Puzzle-based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Puzzle triggers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creativity skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Puzzle-solving | - |
Título: dc.title | Viewing puzzles as two-faced: theoretical and practical implications for Puzzle-based Learning | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: