Representação da migração no cinema documentário autobiográfico

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Autor(es): dc.creatorSerafim, José-
Autor(es): dc.creatorRamos, Natália-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:12:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:12:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15764-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15764-
Descrição: dc.descriptionO tema da migração tem sido expressivamente representado no cinema tanto ficcional quanto documental, sobretudo a partir dos anos 1960. As modalidades de abordagem da migração e exílio no cinema documentário são plurais e bastante diversificadas. A partir dos anos 2000, em muitos filmes realizados tem-se intensificado a abordagem da questão migratória através da primeira pessoa, da perspetiva autobiográfica. Neste texto buscou-se trazer a questão das migrações do ponto de vista autoral, pessoal, subjetivo, autobiográfico, através sobretudo da obra de dois cineastas que trouxeram nos seus filmes formas diferenciadas e personalizadas para falar da(s) sua(s) história(s), memória(s) e vivência(s) migratórias. No primeiro caso, temos o cineasta brasileiro, David Perlov que migra para Israel no final dos anos 1950 e nesse país realizou durante dez anos aquela que seria a sua grande obra, “Diários” (1973-1983), através da qual elabora uma reflexão sobre o país de adoção, Israel, como também o país onde nasceu, o Brasil. Já Sandra Kogut, ao realizar em 2001 “Passaporte húngaro”, busca não somente tornar-se cidadã húngara como também mergulhar no passado e nas raízes familiares, identitárias e diaspóricas, sobretudo da avó nascida austríaca que se torna húngara pelo casamento e é obrigada a migrar para o Brasil em 1937.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAssociação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa/AICSHLP-
Relação: dc.relationhttp://hdl.handle.net/10451/20797-
Palavras-chave: dc.subjectMigrações-
Palavras-chave: dc.subjectCinema documentário-
Palavras-chave: dc.subjectAutobiografia-
Palavras-chave: dc.subjectDiáspora-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectCinema autobiográfico e migração-
Palavras-chave: dc.subjectDavid Perlov-
Palavras-chave: dc.subjectSandra Kogut-
Palavras-chave: dc.subjectMigrations-
Palavras-chave: dc.subjectCinéma documentaire-
Palavras-chave: dc.subjectAutobiographie-
Palavras-chave: dc.subjectDiaspora-
Palavras-chave: dc.subjectMémoire-
Palavras-chave: dc.subjectIdentité-
Palavras-chave: dc.subjectMigration-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentary cinema-
Palavras-chave: dc.subjectAutobiography-
Palavras-chave: dc.subjectDiaspora-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity-
Palavras-chave: dc.subjectAutobiographical cinema and migration-
Título: dc.titleRepresentação da migração no cinema documentário autobiográfico-
Título: dc.titleRepresentation of migration in autobiographical documentary cinema-
Título: dc.titleReprésentation de la migration dans le cinéma documentaire autobiographique-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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