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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Seabra, Filipa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Inês, Helena Natália Pereira | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Rui Miguel de Assunção | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15762 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15762 | - |
| Descrição: dc.description | Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou oficialmente a COVID-19 de pandemia, o que resultou em muitos países, incluindo Portugal, a adoção de medidas de confinamento generalizado e o encerramento das escolas. Este facto acelerou a adaptação no processo ensino aprendizagem, especialmente nos Conservatórios, e desafiando a supervisão pedagógica e a organização escolar a explorar novos métodos de ensino e aprendizagem. Este estudo teve como objetivo compreender as perspetivas e práticas de professores, alunos e encarregados de educação diante desse desafio. Os objetivos da pesquisa abrangeram a caracterização das perspetivas desses atores tanto antes como durante depois da pandemia, identificação de práticas educativas mediadas por tecnologia e a avaliação das consequências desse processo nos Conservatórios. Além disso, procurou-se obter as perspetivas sobre como os participantes visionavam o futuro do ensino da música mediado por tecnologia. Com vista a atingir esses objetivos, foram selecionados dois Conservatórios localizados nas Regiões Autónomas Portuguesas: o Conservatório Regional de Ponta Delgada (CRPD) nos Açores, e o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode (CEPAM) na Madeira. A metodologia aplicada combinou análise documental, entrevistas e questionários, com um total de 237 repostas válidas obtidas da comunidade escolar. Verificou-se que a comunidade dos Conservatórios não estava devidamente preparada para o Ensino Remoto de Emergência (ERE). No entanto, houve um consenso sobre a manutenção das boas práticas educativas durante os períodos de confinamento, evidenciando a resiliência e a adaptabilidade na continuidade do ensino da música. | - |
| Descrição: dc.description | In March 2020, the World Health Organization (WHO) officially declared COVID-19 a pandemic, leading many countries, including Portugal, to adopt widespread lockdown measures and the closure of schools. This fact accelerated the adaptation in the teaching learning process, especially in Conservatories, challenging pedagogical supervision and school organization to explore new teaching and learning methods.. This study aimed to understand the perspectives and practices of teachers, students, and parents in the face of this challenge. The research goals included characterizing the perspectives of these stakeholders both before and during and after the pandemic, identifying technology-mediated educational practices, and evaluating the consequences of this process on Conservatories. Furthermore, it sought to gain insights into how the participants envisioned the future of music education trough technology. To achieve these objectives, two Conservatories located in the Portuguese Autonomous Regions were selected: The Regional Conservatory of Ponta Delgada (CRPD) in Azores and the Conservatory – Professional School of Arts of Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode (CEPAM) in Madeira. The methodology applied combine document analysis, interviews, and questionnaires, with a total of 237 valid responses obtained from the school community. One notable conclusion from this research was that de Conservatory community was not adequately prepare for the Emergency Remote Teaching (ERT). However, there was a consensus on the maintenance of good educational practices during lockdown periods, highlighting resilience and adaptability in the continuity of music education. | - |
| Descrição: dc.description | A investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning1 (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Especificamente, a presente dissertação integra-se no do estudo Processos de Transição Digital Acelerada em Educação no Contexto da COVID-19 Sem financiamento atribuído, integrado do LE@D, no âmbito do projeto PTIN/UID4372-LE@D/032020. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto de emergência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Supervisão pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conservatórios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Regiões autónomas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emergency remote teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical supervision | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autonomous regions | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conservatory | - |
| Título: dc.title | O ensino da música mediado por tecnologias nos conservatórios das regiões autónomas portuguesas: antes e depois de março 2020 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
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