Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBello, Maria do Rosário Lupi-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Cátia da Palma-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:19:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:19:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2026-12-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15760-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15760-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo é comparar a construção das imagens poéticas de Fiama Hasse Pais Brandão em Área Branca (1978) com a construção das imagens no cinema moderno através da montagem cinematográfica. Com esse intuito, a definição de imagem-tempo de Gilles Deleuze e a teoria da montagem de Sergei Eisenstein são analisadas e relacionadas com o uso de metáforas, comparações, cesuras e enjambements na criação de imagens poéticas. Este estudo procura reforçar a relação entre o cinema e a poesia e a forma como percebemos e concebemos as imagens em artes diferentes.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this study is to compare the construction of the poetic images of Fiama Hasse Pais Brandão in Área Branca (1978) with the construction of images in modern cinema through montage. To do so, the Gilles Deleuze’s definition of time-image and the Sergei Eisenstein’s theory of montage are examined and related in terms of the use of metaphors, similes, caesuras and enjambements in the making of poetic images. This study seeks to reinforce the relation between cinema and poetry and the way we perceive and conceive images in different arts.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectBrandão, Fiama Hasse Pais, 1938-2007-
Palavras-chave: dc.subjectMontagem-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia-
Palavras-chave: dc.subjectMetáforas-
Palavras-chave: dc.subjectComparação-
Palavras-chave: dc.subjectEnjambement-
Palavras-chave: dc.subjectTime-Image-
Palavras-chave: dc.subjectMontage-
Palavras-chave: dc.subjectFiama Hasse Pais Brandão Poetry-
Palavras-chave: dc.subjectMetaphor-
Palavras-chave: dc.subjectSimile-
Título: dc.titleAproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão-
Título: dc.titleApproximations between the cinematographic image and the poetic image :construction and montage: the case of Fiama Hasse Pais Brandão’s “Área Branca”-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.