Fronteiras e travessias: apontamentos para uma leitura de A Sede do Mal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorChilds, Jeffrey Scott-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:43:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:43:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15582-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15582-
Descrição: dc.descriptionO filme Touch of Evil (A Sede do Mal, 1958), do realizador Orson Welles, começa com a marcação do tempo (3 minutos) num temporizador ligado a uma bomba artesanal colocada, por uma figura desconhecida, na bagageira de um carro também ele desconhecido, ocupado, segundos depois, por um senhor mais velho e uma senhora mais nova, reconhecíveis apenas pela aparente discrepância das suas idades e — mas, neste pormenor, estamos a adiantar-nos em relação à câmara, algo que o temporizador de Welles não permite — a sugestão epidérmica de que este casal singular pertencerá ao lado norte de uma fronteira que julgamos próxima. Na verdade, a incerteza do espectador face ao seu exacto posicionamento geográfico, num espaço ou conjunto de espaços fictícios, embora evocador de uma fronteira bem real, ocupará grande parte do filme: não na qualidade do tema, mas, antes, na de pequenos tremores que perturbam a experiência do visionamento do filme e que remetem para os hábitos de leitura produzidos pelo cinema clássico americano, que nos mostrava com uma clareza apolínea os quem, como, porquê e onde dos acontecimentos que ia plasmando nas telas da salas de cinema pelo mundo fora.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherBook Builders-
Relação: dc.relationCentre for Comparative Studies-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectFilm Noir-
Palavras-chave: dc.subjectOrson Welles-
Palavras-chave: dc.subjectA Sede do Mal-
Palavras-chave: dc.subjectCinema Norte-Americano-
Título: dc.titleFronteiras e travessias: apontamentos para uma leitura de A Sede do Mal-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.