Convergência estratégica e diluição de fronteiras de ensino para a área das bibliotecas, arquivos e museus

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNovo, Ana-
Autor(es): dc.creatorOchôa, Paula-
Autor(es): dc.creatorGaspar Pinto, Leonor-
Autor(es): dc.creatorLeitão, Paulo-
Autor(es): dc.creatorPenteado, Pedro-
Autor(es): dc.creatorLourenço, Alexandra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:50:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:50:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15570-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.48798/congressobad.2872-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15570-
Descrição: dc.descriptionUm dos debates atuais em torno da influência e impacto da transição digital é o que diz respeito às novas competências e às mudanças nos perfis profissionais na área da convergência digital de bibliotecas, arquivos e museus, já que se inserem numa cultura de permanente inovação e novas linhas de atuação. Existindo ainda pouco conhecimento entre os vários stakeholders do setor sobre as mudanças necessárias, cabe às universidades promover o surgimento de cursos adequados à redefinição de fronteiras disciplinares que as competências digitais introduzem. Nesse sentido, no âmbito do Consórcio da Região de Lisboa do Projeto Universities Portugal - Connecting Knowledge, a Universidade Aberta e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa estruturaram o «Curso de Especialização em Cultura e Comunicação Digital para Bibliotecas, Arquivos e Museus» e a «Pós-Graduação em Gestão da Informação Digital para Bibliotecas, Arquivos e Museus», com o objetivo de desenvolver, atualizar e consolidar conhecimentos e competências em Ciência da Informação adequados aos perfis profissionais emergentes. Esta apresentação 24x7 visa, assim, sintetizar as principais linhas de convergência estratégica e disciplinar em debate e apresentar os formatos epistemológico e pedagógico em desenvolvimento pelas referidas instituições.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherBAD-
Relação: dc.relationhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2872/2726-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectConvergência estratégica-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas-
Palavras-chave: dc.subjectArquivos-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da informação-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Aberta-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Nova-
Título: dc.titleConvergência estratégica e diluição de fronteiras de ensino para a área das bibliotecas, arquivos e museus-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.