Entrevista a Walter Mignolo e Catherine E. Walsh

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMartuscelli, Tania-
Autor(es): dc.creatorGuerra, Jonatan-
Autor(es): dc.creatorBerjano Rodriguez, Daniel-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Blanca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:24:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:24:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15546-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.53943/ELCV.0223_135-156-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15546-
Descrição: dc.descriptionCatherine E. Walsh (1964) tem suas primeiras experiências como ativista na Universidade de Massachussetts (Amherst), que influenciaram seus interesses acadêmicos em torno da pedagogia, da decolonialidade e do feminismo. Após obter seu doutorado em Educação em 1984, ela trabalhou na Universidade de Massachussetts em Amherst e em Boston até meados dos anos 90, quando passou a viver permanentemente no Equador. Entre suas muitas contribuições militantes, destaca-se seu trabalho ao lado de Paulo Freire e da rede de pedagogia crítica nos anos 90, os projetos de consultoria e educação bilíngue para comunidades indígenas do Equador, e a formação do Fondo Documental Afro-Andino, juntamente com o líder comunitário e intelectual afroequatoriano Juan García Salazar, em 2002, com quem escreveu Pensar sembrando/Sembrar pensando con el Abuelo Zenón (2017). Entre suas várias obras, vale ressaltar ainda a edição dos volumes coletivos Pedagogías decoloniales (2013), On Decoloniality (em parceria com Walter Mignolo, 2018) e seu mais recente trabalho, Rising Up, Living Up. Re-Existances, Sowings, and Decolonial Cracks (2023, Duke University Press). Recentemente, reformou-se como professora e diretora do programa de doutoramento em Estudos Culturais Latino-Americanos na Universidad Andina Simón Bolívar (Quito, Equador). Walter Mignolo (1941) especializou-se em Semiótica e Teoria Literária e vem contribuindo vastamente no campo da modernidade e colonialidade. Seu trabalho explora com primazia os conceitos de decolonialidade, colonialismo global, geopolítica do conhecimento, pensamento de fronteira e pluriversalidade. É uma das figuras centrais na escola de pensamento decolonial latino-americano, cujo impacto profundo se reflete no discurso acadêmico mundial. É autor de diversos livros traduzidos para outras línguas, dentre os quais se destacam, para além de On Decoloniality, em coautoria com Walsh, os livros The Darker Side of the Renaissance: Literacy, Territoriality, and Colonization (1996), ganhador do prémio Katherine Singer Kovaks, The Idea of Latin America (2006), ganhador do prémio Frantz Fanon e o mais recente, The Politics of Decolonial Investigations (2021). Trabalha na Duke University desde 1993, onde recebeu o título de distinção «William H. Wannamaker», como professor de Literatura e Estudos Românicos. Os trabalhos que Walsh e Mignolo desenvolvem são uma extensão do conceito de colonialidade iniciado pelo sociólogo peruano Aníbal Quijano, de quem se consideram discípulos.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Relação: dc.relationhttps://www.e-lcv.online/index.php/revista/article/view/286-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectWalter Mignolo, 1941--
Palavras-chave: dc.subjectCatherine E. Walsh, 1964--
Título: dc.titleEntrevista a Walter Mignolo e Catherine E. Walsh-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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