O ecossistema Wikimedia enquanto catalisador de competências de literacias informacional e digital

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMuandichalira, Marcelino Dias-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Autor(es): dc.creatorPestana, Filomena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:21:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:21:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/15538-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15538-
Descrição: dc.descriptionPT apresentado na 1.ª Conferência Regional das Ciências da Comunicação e de Informação: por uma comunicação dialógica e inter-compreensiva dos sujeitos. Organização: Escola Superior de Jornalismo (Delegação Académica de Manica), Universidade Zambeze e Universidade de Licongo, 29 e 30 de novembro de 2023. Produção científica Integrada no âmbito da Rede Académica Internacional WEIWER®, UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta e do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta.-
Descrição: dc.descriptionPretendemos, nesta apresentação, dar conta de um recorte de uma investigação mais ampla que apresenta como objeto de estudo as perceções e práticas dos professores e estudantes do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Escola Superior de Jornalismo (Delegação Académica de Manica) perante a Wikipédia. A investigação em curso, no Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, da Universidade Aberta, Portugal, é acolhida pela Rede Internacional WEIWER®, do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da mesma instituição de ensino superior universitário. Mais especificamente, o estudo de caso assume o objetivo de responder à problemática de partida, enunciada pela seguinte questão: Que perceções e práticas têm estudantes e professores do Ensino Superior em Moçambique sobre a Wikipédia como recurso de ensino-aprendizagem? Assim, perspetiva-se a enciclopédia da atualidade – a Wikipédia. Para tal, num primeiro momento, enquadramos a Wikipédia no ecossistema que a suporta (a Fundação Wikimedia), para, posteriormente, analisarmos os dados da Wikipédia em língua portuguesa, destacando os dados de acesso relativos a Moçambique. Considera-se, simultaneamente, o potencial que esta enciclopédia encerra, nomeadamente quanto à sua integração curricular. Destacamos, ainda, as valências ao nível da Literacia da Informação e da Literacia Digital, pela pertinência que assumem no presente momento. A nossa revisão da literatura permite, também, identificar a possibilidade de trabalho em diversos níveis de ensino, sendo que no ensino superior é possível explorar a Wikipédia de um modo mais aprofundado, nomeadamente, na criação e/ou edição dos seus artigos ou verbetes.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/draft-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Palavras-chave: dc.subjectWikipédia-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos educacionais abertos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracias da informação e digital-
Palavras-chave: dc.subjectMoçambique-
Título: dc.titleO ecossistema Wikimedia enquanto catalisador de competências de literacias informacional e digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.