
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Muandichalira, Marcelino Dias | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15538 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15538 | - |
| Descrição: dc.description | PT apresentado na 1.ª Conferência Regional das Ciências da Comunicação e de Informação: por uma comunicação dialógica e inter-compreensiva dos sujeitos. Organização: Escola Superior de Jornalismo (Delegação Académica de Manica), Universidade Zambeze e Universidade de Licongo, 29 e 30 de novembro de 2023. Produção científica Integrada no âmbito da Rede Académica Internacional WEIWER®, UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta e do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta. | - |
| Descrição: dc.description | Pretendemos, nesta apresentação, dar conta de um recorte de uma investigação mais ampla que apresenta como objeto de estudo as perceções e práticas dos professores e estudantes do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Escola Superior de Jornalismo (Delegação Académica de Manica) perante a Wikipédia. A investigação em curso, no Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, da Universidade Aberta, Portugal, é acolhida pela Rede Internacional WEIWER®, do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da mesma instituição de ensino superior universitário. Mais especificamente, o estudo de caso assume o objetivo de responder à problemática de partida, enunciada pela seguinte questão: Que perceções e práticas têm estudantes e professores do Ensino Superior em Moçambique sobre a Wikipédia como recurso de ensino-aprendizagem? Assim, perspetiva-se a enciclopédia da atualidade – a Wikipédia. Para tal, num primeiro momento, enquadramos a Wikipédia no ecossistema que a suporta (a Fundação Wikimedia), para, posteriormente, analisarmos os dados da Wikipédia em língua portuguesa, destacando os dados de acesso relativos a Moçambique. Considera-se, simultaneamente, o potencial que esta enciclopédia encerra, nomeadamente quanto à sua integração curricular. Destacamos, ainda, as valências ao nível da Literacia da Informação e da Literacia Digital, pela pertinência que assumem no presente momento. A nossa revisão da literatura permite, também, identificar a possibilidade de trabalho em diversos níveis de ensino, sendo que no ensino superior é possível explorar a Wikipédia de um modo mais aprofundado, nomeadamente, na criação e/ou edição dos seus artigos ou verbetes. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/draft | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Wikipédia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos educacionais abertos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literacias da informação e digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Moçambique | - |
| Título: dc.title | O ecossistema Wikimedia enquanto catalisador de competências de literacias informacional e digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: