
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:45:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:45:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15537 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15537 | - |
| Descrição: dc.description | Produção científica Integrada no âmbito da Rede Académica Internacional WEIWER®, UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta. | - |
| Descrição: dc.description | In this text, we aim to present the curricular design developed in the course “ICT in Educational Contexts” of the PhD programme in Education at the Universidade Aberta (Open University Portugal). We also aim to reflect on the curriculum design, in the context of open education, namely its integration within Networked Educational Technologies, using either the Blended (e)Learning modality or the Flipped Learning strategy. Under those theoretical frameworks, it is important to recognize the fact that the Wikification of texts was done in the MediaWiki software, which allowed to trigger a wide range of dimensions at a literate level, skills and competences that we designate as Wikiliteracies. Those literacies, combined with the pedagogical model of the institution, allowed to reinforce one of the aspects inherent to the innovative curricular approach envisioned. This, in turn, is embodied in virtual learning environments centered on active methodologies, privileging the student/knowledge axis, from the perspective of the pedagogical triangle. From the data collected, in our case study research, we conclude that the curriculum designed was effective, as it reached the planned level of learning, gave rise to significant learning and catered for the interactions between the various actors involved in the learning process. In short, the PhD course curricular design we developed evidences a successful example of our pedagogical model, carried out in the curricular integration of Wikipedia in Higher Education, specifically in the context of the Open University Portugal. In other words, it illustrates a WikiPedogogy practice within the WEIWER® pedagogical model of the International Academic Network WEIWER® (Wikis, Educação & Investigação / Wikis, Education & Research), highlighting the role of blended (e)learning in distance online Higher Education. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | IATED Academy | - |
| Relação: dc.relation | https://library.iated.org/publications/ICERI2023 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Blended (e)Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | WikiPedogogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | WikiLiteracies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Open education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Online higher education | - |
| Título: dc.title | The role of blended (e)learning in the context of the wikipedagogies | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: