Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Vieira, Márcia de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15523 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15523 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta investigação é compreender como a educação a distância onlinepode contribuir para promover o desenvolvimento de competências digitais, em especial, as competências digitais docentes. A sociedade contemporânea demandacada vez mais o uso das tecnologiasdigitais nos diversos âmbitos da vida, inclusive noprocesso ensino e aprendizagem,ainda mais evidenciadanocontexto pandêmicopor COVID-19, que provocoua suspensãodas aulas presenciais a nível mundialeimpôs um novo modelo educacional, facilitado pelas tecnologias digitais e pautado nas metodologias da educação online, designado como ensino remoto de emergência. Entre os muitos desafios, os docentes tiveram que adaptar e reformularas suas práticas pedagógicas e metodologias de ensino em um ambiente virtual de aprendizagem, muitas vezes sem possuir competências digitais fundamentaispara promover uma aprendizagem de qualidade. Por meio de uma revisão bibliográfica narrativa de caráter exploratório e metodologia qualitativa, foram identificados estudos, programas emodelos que poderão ser utilizados como referência para viabilizar proposições formativas para desenvolvimentode competências digitais docentes, fator primordial para a inovação pedagógica na educação. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | EduSoC Lab, Universidad Complutense de Madrid | - |
Relação: dc.relation | https://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/5408 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto de emergência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: