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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Castelo, Adelina | - |
Autor(es): dc.creator | Zhou, Chao | - |
Autor(es): dc.creator | Amorim, Clara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:50:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:50:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15510 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15510 | - |
Descrição: dc.description | Trabalhos anteriores revelam que, ao adquirir o Português Europeu (PE) como língua não-materna (L2), aprendentes com o chinês mandarim (CM) como língua materna (L1) e um nível de proficiência no PE tanto elementar (Castelo & Freitas, 2019) como mais avançado (Duan, 2021) neutralizam a distinção entre /e/ e /ɛ/ para a vogal baixa na sua produção em Português L2. Dado que os principais modelos de aquisição fonológica em L2 (Flege, 1995; Escudero & Boersma, 2004; Best & Tyler, 2007) assumem um vínculo estreito entre a perceção e a produção da fala em L2, é possível atribuir a dificuldade de produção observada a uma perceção incorreta: as duas vogais-alvo da L2 são percetivamente assimiladas a uma única categoria da L1. Neste trabalho, testámos explicitamente esta hipótese baseada na perceção, avaliando como os aprendentes falantes nativos de CM categorizam percetivamente as vogais-alvo /e/ e /ɛ/ do PE. Setenta aprendentes falantes nativos de CM realizaram uma tarefa de identificação de escolha forçada. Os estímulos da tarefa foram 36 pseudopalavras dissilábicas paroxítonas com consoantes oclusivas ou fricativas e vogais-alvo sempre em posição tónica (12 itens CVCV × 3 falantes). Cada estímulo foi produzido por três falantes nativas do português de Lisboa e validado percetivamente por outras cinco falantes nativas da mesma variedade. Os participantes incluíram professores e alunos de licenciaturas de Português em universidades chinesas e, portanto, apresentaram diferentes níveis de proficiência na L2, que foram medidos pelo LextPT (Zhou & Li, 2021). A recolha de dados foi feita a distância, com os participantes a realizarem as tarefas numa plataforma de e-learning, usando o seu dispositivo digital e auscultadores. Os resultados percetivos mostram que os aprendentes com o CM como L1 não conseguem distinguir as duas vogais do PE, tal como mostrado na Figura 1. Em total contraste com os resultados de estudos de produção anteriores (Castelo & Freitas, 2019; Duan, 2021), onde a distinção vocálica é de alguma forma preservada (caso contrário, a confusão também teria sido bidirecional), os resultados atuais sugerem que as duas modalidades de fala podem não se desenvolver em conjunto na aprendizagem da fala em L2. Além disso, uma regressão logística de efeitos mistos não encontra qualquer efeito da proficiência em L2 no desempenho percetivo dos alunos. Portanto, nenhuma evidência indica que a dificuldade percetiva observada será mitigada com um aumento na proficiência em PE como L2. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Center of Linguistics of the University of Lisbon | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição de português língua não materna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendentes chineses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vogais tónicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perceção | - |
Título: dc.title | Aquisição das vogais médias do português na China: alguns dados sobre a perceção | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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