Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Naime, Eduardo Harb | - |
Autor(es): dc.creator | Afonso, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Márcia de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15367 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15367 | - |
Descrição: dc.description | The development of didactic material in Distance Education has been discussed in an incipient way in academic circles, through research focused on design models, and ways of using new technologies - videos, blogs, and social networks among others - with greater emphasis on public universities, thus neglecting the corporate universities. This paper presents the research conducted to identify the Management Model for the Development of Didactic Material in Distance Education adopted in Corporate Universities in state-owned companies in Brazil.The research carried out is based on a qualitative approach, focused on the analysis of multiple case studies. The data collection used the literature review and the online questionnaire for the coordinators/managers of the selected corporate universities. The data analysis leads to the conclusion that the 3 universities under study use the open and contextualised instructional design models, but do not use the ADDIE model in the development of the courseware. As for the model of management of the development of the teaching material, it was concluded that it is closed and defined by the company. This research has triggered new questions that need to be answered: i) what difficulties prevent the application of the ADDIE model in the development of instructional design in Corporate Universities?, ii) what future for corporate universities in Brazil's education system? | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | IATED | - |
Relação: dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | - |
Relação: dc.relation | https://library.iated.org/view/NAIME2022REF | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corporate university | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instructional design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Management models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic material | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Título: dc.title | Reflections on distance education management in Brazil: case studies on the development of didatic material in distance education in corporate universities | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: