
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Raquel | - |
| Autor(es): dc.creator | Reis, Vitor | - |
| Autor(es): dc.creator | Curral, Luis | - |
| Autor(es): dc.creator | Chambel, Maria José | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15366 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15366 | - |
| Descrição: dc.description | In this study, we analysed the effects of team leadership style on the well-being of firefighter teams operating under conditions of a simulated rural fire. Twenty teams of firefighters (composed of five elements each) took part in a computer‐based fire‐fighting simulation task and were randomly assigned to one of two conditions (leadership style: directive vs. empowering). Our results showed that directive leadership style was negatively associated with team members levels of stress and anxiety, while an empowering leadership style did not have a significant effect on team members levels of stress and anxiety. The distinct effects of team leadership style remain unchanged when we controlled for the levels of stress and anxiety before the simulation. Through moderated regression analyses we observed that the effect of directive leadership styles in reducing stress and anxiety was stronger for participants with higher levels of previous stress and anxiety. Implications for theory and practice are discussed. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade de Coimbra | - |
| Relação: dc.relation | http://books.uc.pt/chapter?chapter=9789892622989248 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Firefighters | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leadership | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Well-being | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rural fires | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Virtual reality | - |
| Título: dc.title | Firefighters’ leadership and well-being in rural fires: study in virtual reality environments | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: