
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Chambel, Maria José | - |
| Autor(es): dc.creator | Carmona, Laura | - |
| Autor(es): dc.creator | Curral, Luis | - |
| Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Raquel | - |
| Autor(es): dc.creator | Anjos, Joana Faria | - |
| Autor(es): dc.creator | Reis, Vitor | - |
| Autor(es): dc.creator | Neto, Mariana | - |
| Autor(es): dc.creator | Ângelo, Rui | - |
| Autor(es): dc.creator | Namorado, Sofia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:45:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:45:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15365 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15365 | - |
| Descrição: dc.description | Este e-Book foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação “Processo de Liderança e Saúde ocupacional dos bombeiros: Desenvolvimento de um programa de intervenção.” da Faculdade de Psicologia - ULisboa, com o financiamento da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia. | - |
| Descrição: dc.description | A publicação deste e-book surge como um dos resultados do projeto de investigação Processo de liderança e saúde ocupacional dos bombeiros: Desenvolvimento de um programa de intervenção, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o qual integrou a Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (instituição proponente), a Escola Nacional de Bombeiros (instituição participante) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (instituição participante). Este projeto integra uma estratégia de desenvolver investigação e intervenção para responder aos atuais desafios societais, nomeadamente a criação de organizações saudáveis, com combate à doença mental e à promoção do bem-estar no mundo do trabalho. De facto, este projeto foi concebido com um propósito muito concreto – compreender melhor qual a liderança mais ajustada para que os chefes dos bombeiros possam atuar criando as condições para que os seus subordinados sejam resilientes e mantenham elevados níveis de bem-estar, mesmo atuando em situações de emergência muito exigentes e stressantes como é o caso dos incêndios rurais; apostar no desenvolvimento dessas competências, desenvolvendo um programa de formação para chefes, o qual passou a estar disponível na Escola Nacional de Bombeiros. Deste modo, consideramos contribuir para a tão desejada ponte entre o conhecimento académico e a prática organizacional, ajudando os decisores a tomarem decisões baseados na evidência científica. Nos três primeiros capítulos apresentamos a profissão de bombeiro como uma profissão com diversificadas exigências que podem afetar o bem-estar e salientamos a importância da liderança como um recurso para permitir que os profissionais enfrentem essas exigências garantindo que o seu bem-estar não sai prejudicado. Nos dois capítulos seguintes, apresentamos os estudos realizados neste projeto e os seus principais resultados, salientando o estilo de liderança mais adequado nas situações do dia-a-dia e durante a intervenção num incêndio rural. No capítulo final, apresentamos o programa de formação que resultou das observações dos estudos realizados e que tem como objetivo desenvolver as competências de liderança transformacional, por parte dos chefes das equipas de bombeiros. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa | - |
| Relação: dc.relation | https://bombeiros.psicologia.ulisboa.pt/downloads/Lideranc%CC%A7a%20e%20Bem-estar%20dos%20Bombeiros.pdf | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Liderança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde ocupacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bombeiros | - |
| Título: dc.title | Liderança e bem-estar dos bombeiros | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: