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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Veiga, Pedro Alves da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:53:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:53:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15348 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15348 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo visa explorar e identificar formas de ciberperformance nativas do meio digital e/ou telemático, com especial ênfase nas surgidas durante o período pandémico. As tecnologias digitais contribuem para a alteração ou disrupção de práticas estabelecidas, criando oportunidades de inovação em toda a economia criativa. Este fenómeno foi potenciado pela pandemia do COVID-19, que ao dificultar a fruição dos espaços públicos, contribuiu para um aumento significativo de experiências ao vivo nas principais redes sociais. Para tal, a resposta imediata de artistas e instituições das artes foi a transposição literal dos seus eventos e criações para sistemas de videoconferência ou videodifusão, como Zoom, Microsoft Teams ou Google Meet. No entanto, os nativos digitais encontraram caminhos e motivações para ir além da simples transposição da exibição ou performance tradicional para as redes sociais e media digitais, dando origem ao que se pode designar por ciberperformance nativa, constituindo novos formatos artísticos e produtos culturais, cuja criação é moldada pelas próprias tecnologias e redes de informação. Importa, pois, explorar a natureza da literacia digital artística, criativa e performativa. E importa entender como a experiência estética, participativa e de interação social das audiências é moldada pela fruição artística destas ciberperformances nativas. | - |
Descrição: dc.description | This article proposes the exploration and identification of cyber-performance’s characteristics, native to the digital environment, and with a particular emphasis on those practices that emerged during the pandemic period. Digital technologies have contributed to changing and even disrupting established practices, creating opportunities for innovation across the creative economy. This phenomenon has been amplified by the COVID-19 pandemic, which has hampered the enjoyment of public spaces and led to a significant increase in live experiences on most major social networks. As a result, the immediate response of artists and institutions was to literally transpose their events and creations to video conferencing or broadcasting systems, such as Zoom, Microsoft Teams, or Google Meet. However, digital natives have found ways and motivations to go beyond the simple transposition of traditional exhibition or performance to social networks and digital media, creating what can be called native cyber-performance, introducing new artistic formats and cultural products, whose creation is shaped by information technologies and networks. It is therefore important to explore the nature of digital artistic, creative, and performative literacy, as it is to understand how the aesthetic, participatory, and social interaction experience of audiences is shaped by the artistic enjoyment of these native cyber performances. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciberperformance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nativos digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Média-arte performativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cyber-performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital natives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital creation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performative media art | - |
Título: dc.title | Ciberperformance: da transposição à inovação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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