
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Márcio Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado, Cristiane Brito | - |
| Autor(es): dc.creator | Santana, Camila Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15333 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15333 | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa analisa, sob uma revisão literária, conceitos do hibridismo, da cibercultura, da Teoria Ator-Rede e do ciberespaço, a fim de relacioná-los com a educação. A opção metodológica foi pelo método qualitativo, com procedimentos bibliográficos. Dos diversos conceitos de hibridismo apresentados tem destaque o preconizado pela Teoria Ator-Rede, pois demonstra estar mais próximo das demandas que se emergem de um contexto marcado pelas novas tecnologias e objetos técnicos que se difundem pelas inúmeras esferas que compõem a sociedade, em especial a Educação, permitindo um novo olhar acerca da realidade, das relações, das conexões entre os humanos e não-humanos, que se ampliam e se transformam, contribuindo para possíveis mudanças no processo de ensino e aprendizagem. Para fundamentar o estudo, utilizamos como referência os estudos de Burke (2006), Canclini (2003), Latour (1994, 2012), Santaella (2008) e Lemos (2002, 2013, 2014), Kern (2004), dentre outros. | - |
| Descrição: dc.description | he research analyzes, through a literature review, concepts of hybridism, cyberculture, Actor-Network Theory, and cyberspace in order to relate them to education. The methodological choice was qualitative, employing bibliographic procedures. Among the various concepts of hybridism presented, the one advocated by Actor-Network Theory stands out, as it appears to be closer to the demands emerging from a context marked by new technologies and technical objects that permeate the numerous spheres that make up society, especially education. This allows for a new perspective on reality, relationships, and connections between humans and non-humans, which expand and transform, contributing to possible changes in the teaching and learning process. To support the study, we referenced the works of Burke (2006), Canclini (2003), Latour (1994, 2012), Santaella (2008), Lemos (2002, 2013, 2014), Kern (2004), among others. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão | - |
| Relação: dc.relation | https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/30 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hibridismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria Ator-Rede | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hybridism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cyberculture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Actor-Network Theory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Título: dc.title | Hibridismo, cibercultura e educação | - |
| Título: dc.title | Hybridity, cyberculture and education | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: