Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Limonova, Viktoriya | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Arnaldo | - |
Autor(es): dc.creator | São Mamede, Henrique | - |
Autor(es): dc.creator | Filipe, Vítor | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15330 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15330 | - |
Descrição: dc.description | A significant concern that is widely discussed in the field of Higher Education is declining student participation. In several institutions, attendance is optional, allowing students to attend lectures at their convenience. This study proposes the integration of Artificial Intelligence and Gamification to improve student engagement and attendance rates. The initiative combines advanced technological strategies with conventional educational methodologies to enhance the lecture experience. The initiative is significant as formal lectures often witness dwindling student interest and frequent absenteeism, undermining the educational process and student's future career prospects. This combination has the potential to revolutionise Higher Education by providing a more interactive and engaging learning experience. While gamification has positively impacted learning in various contexts, integration with Artificial Intelligence is a game-changer, paving the way for a modernised educational experience. This innovative exploration of the AI-gamification blend sets the stage for future research and the implementation of updated academic strategies, ultimately addressing student engagement and attendance. This position paper presents the bases and foundations for understanding the problem of student attendance and engagement and the role of AI and gamification in Higher Education in alleviating it. | - |
Descrição: dc.description | Uma inquietação relevante e extensamente discutida no domínio do Ensino Superior é a diminuição da participação dos estudantes. Em diversas instituições, a assiduidade é facultativa, permitindo aos estudantes a frequência às aulas segundo a sua disponibilidade. Este estudo propõe a integração da Inteligência Artificial e da Gamification como meios para melhorar o envolvimento e as taxas de assiduidade dos estudantes. A iniciativa em causa articula estratégias tecnologicamente avançadas com metodologias educativas convencionais no intuito de enriquecer a experiência de ensino. Tal iniciativa assume importância dada à constante diminuição do interesse dos estudantes e a assiduidade irregular nas aulas formais, fatores que afetam negativamente o processo de ensino e as perspetivas de carreira dos estudantes. Esta combinação ostenta o potencial de revolucionar o Ensino Superior, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais interativa e envolvente. Embora a Gamification já tenha impactado positivamente o processo de aprendizagem em diversos contextos, a sua integração com a Inteligência Artificial surge como um elemento transformador, abrindo caminho para uma experiência educacional modernizada. Esta investigação inovadora que combina a IA e Gamification prepara as bases para investigações futuras e a implementação de estratégias académicas aprimoradas, concentrando-se principalmente no envolvimento e na assiduidade dos estudantes. Este artigo de posicionamento apresenta as bases e os fundamentos necessários para a compreensão do problema da frequência e envolvimento dos estudantes no Ensino Superior, assim como o papel da IA e da Gamification na sua mitigação. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/33588 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student engagement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Envolvimento dos estudantes | - |
Título: dc.title | The research context of artificial intelligence and gamification to improve student engagement and attendance in higher education | - |
Título: dc.title | O contexto da investigação em inteligência artificial e gamificação para melhorar o envolvimento e a assiduidade dos estudantes no ensino superior | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: