Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Manhiça, Ruben | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Arnaldo | - |
Autor(es): dc.creator | Cravino, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15329 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15329 | - |
Descrição: dc.description | In the evolving landscape of global education, Artificial Intelligence's (AI) integration into Learning Management Systems (LMS) promises a transformative shift. This paper presents Mozambique's journey in this domain, comparing it with global advancements. While the Mozambican higher education sector stands at the cusp of a digital revolution, its engagement with AI in LMS remains foundational. This is juxtaposed against the global trend where AI tools, such as ChatGPT, are rapidly becoming standard in many educational platforms, enhancing personalization, efficiency, and data-driven insights. The benefits of AI integration, such as tailored learning experiences and administrative automation, are counterbalanced by challenges, including data privacy concerns and over-reliance on technology. Drawing from real-world case studies, the paper highlights pioneering endeavours that showcase AI's potential in reshaping educational paradigms. As Mozambique navigates its unique challenges, insights from global best practices offer a roadmap for harnessing the transformative potential of AI in LMS, aiming to elevate its higher education sector to new heights. | - |
Descrição: dc.description | Na evolução da educação global, a integração da Inteligência Artificial (IA) nos Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS) promete uma transformação significativa. Este artigo investiga a jornada de Moçambique neste domínio, comparando-a com os avanços globais. Enquanto o setor de ensino superior moçambicano está à beira de uma revolução digital, seu envolvimento com a IA em LMS ainda está em uma fase inicial. Isso é contrastado com a tendência global, onde ferramentas de IA, como o ChatGPT, estão rapidamente se a se tornar padrão em muitas plataformas educativas, aprimorando a personalização, eficiência e insights baseados em dados. Os benefícios da integração da IA, como experiências de aprendizagem adaptadas e automação administrativa, são equilibrados por desafios, incluindo preocupações com a privacidade dos dados e excesso de dependência da tecnologia. Através de estudos de caso do mundo real, o artigo destaca esforços pioneiros que mostram o potencial da IA em remodelar os paradigmas educacionais. Enquanto Moçambique navega pelos seus desafios únicos, os insights das melhores práticas globais oferecem um roteiro para aproveitar o potencial transformador da IA em SGA, com o objetivo de elevar seu setor de ensino superior a novos patamares. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/33389 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning management systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mozambique | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | LMS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de gestão de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moçambique | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Título: dc.title | The journey and the impact of artificial intelligence on LMS in a mozambican higher education context | - |
Título: dc.title | O percurso e o impacto da inteligência artificial em LMS no contexto do ensino superior moçambicano | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: