Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Seabra, Filipa | - |
Autor(es): dc.creator | Aires, Luísa | - |
Autor(es): dc.creator | Abelha, Marta | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, António | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:50:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:50:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/15314 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/15314 | - |
Descrição: dc.description | The challenges posed by the COVID-19 pandemic forced schools to quickly mobilize toward emergency remote teaching and learning (ERTL) practices. Teachers’ digital competences were essential in this context. This study aims to identify the ERTL practices adopted in Portugal and how they were perceived by teachers of students aged 3 to 18. Data were gathered through a questionnaire administered online during April and May 2020 to 329 teachers. ERTL was perceived as an opportunity to develop their own and their students’ digital competences. Teachers expressed a moderately positive view of the process and reported an experience of work overload. The pedagogical practices implemented by teachers during this period were diverse and differed according to gender, self-assessment of digital competence, and level of education taught. Results point to the importance of continued teacher training to achieve quality distance education. | - |
Descrição: dc.description | Los retos planteados por la pandemia de COVID-19 han obligado a una rápida movilización de las escuelas hacia las prácticas de enseñanza y aprendizaje remoto de emergencia (EARE) y las competencias digitales de los profesores han sido esenciales en este contexto. El presente estudio tiene por objetivo identificar las prácticas de EARE adoptadas en Portugal y la manera en que éstas fueron percibidas por profesores de alumnos de entre 3 y 18 años de edad. Se recopilaron datos a través de un cuestionario aplicado en línea en abril y mayo de 2020 a 329 profesores. La EARE se percibió como una oportunidad para el desarrollo de las competencias digitales tanto de los propios profesores como de sus alumnos. Los profesores valoraron el proceso de manera moderadamente positiva y manifestaron una experiencia de sobrecarga de trabajo. Las prácticas pedagógicas aplicadas por los profesores durante este periodo fueron variadas y diferían según el sexo, la autoevaluación de la competencia digital y el nivel educativo impartido. Los resultados señalan la importancia de la formación docente continua para lograr una educación a distancia de calidad. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Universidad Autónoma de Baja California | - |
Relação: dc.relation | https://redie.uabc.mx/redie/article/view/5663/2471 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primary education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secondary education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher qualifications | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escuela primaria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escuela secundaria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competencias del docente | - |
Título: dc.title | Emergency remote teaching and learning and teachers’ digital competence | - |
Título: dc.title | Enseñanza y aprendizaje remoto de emergencia y las competencias digitales del profesorado | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: